terça-feira, 21 de janeiro de 2014

QUAL O PREÇO DO SEU SONHO, DO SEU OBJETIVO?

 

 
Certo Professor foi interpelado por um dos alunos do seu curso. Desanimado, esse aluno pensava em desistir, que achava muito difícil estudar e ser aprovado em um concurso público. No início, ocorreu a tentativa de animá-lo e então seguiu-se a sugestão para não desistir. Mas depois da conversa, em que foi informado que o cérebro é a força maior que existe no universo e que, não importa o que digam, ele (o cérebro do aluno) já estaria pronto para rebater todas as argumentações. O cérebro dele tomou uma decisão e não havia mais o que se pudesse fazer, a não ser uma coisa. Tentar não lutar contra ele. Quanto mais o incentivasse, mais ele lutaria contra mim. Então, surgiu a imaginação que possivelmente poderia haver muitas pessoas na mesma situação e que, por mais que se tentasse, jamais iria conseguir lutar contra alguém mais próximo ainda delas: o cérebro.
 
Henry Ford disse certa vez que "se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer modo você está certo". Essa frase, do gênio da construção de carros do século passado, é violentamente brutal, mas soa como delicada. Não importa o que façamos, está tudo dentro da sua mente. Há outro pensador que disse "você pode ter tudo o que sonha, desde que sonhe grande o bastante", você também pode ter tudo o que quer, desde que queira o bastante.
 
Há um livro, de César Souza chamado "Você é do tamanho dos seus sonhos". Pessoas que perdem a capacidade de sonhar ou que acham que não podem, geralmente perdem a motivação para fazer as coisas que elas poderiam naturalmente poderia conquistar para si. A verdade é que você nunca irá além dos seus sonhos, nunca irá além dos seus pensamentos. Sejam bons ou maus, eles são indubitavelmente poderosos.
 
Mas como chegar no coração desse aluno e dessas pessoas para que sigam em frente e não desistam ante a dificuldade? Minha posição não é das mais confortáveis, afinal de contas, eu já passei por tudo isso e hoje dou aulas para vocês, o cérebro de vocês ia sempre questionar as razões obscuras para eu estar querendo ter um comportamento altruísta e ajudar vocês a não desistir.  E lá vem o cérebro falando: "ele só está dizendo isso porque já passou por tudo e agora está numa boa", "ele quer que eu não desista para continuar aluno", "há outros interesses que eu não consigo ver, mas estão lá!". É incrível como o cérebro consegue se defender para evitar ser modificado por agentes externos.
 
Nesse momento, antes de confiar e acreditar nas minhas boas intenções, faça uma reflexão sincera sobre o que você está fazendo para alcançar os seus objetivos e porque pensa em desistir ou mudar de rumo. Esqueça que aqui tem um professor, que isto é um site comercial, que não nos conhecemos pessoalmente, que a prova é daqui a um mês. Reflita, sinceramente, se você não está pensando pequeno demais, se o seu planejamento vai levar para onde você quer. Sinceramente? Eu nunca dei muita bola a conselhos de outros, porque sempre sabia mais ou menos o que eu queria e não ficava discutindo muito isso. Não precisam escutar conselhos meus ou histórias de sucessos de A ou B. Pense em você, está fazendo a coisa certa? Tomou a decisão correta? Mesmo que a decisão seja mudar o rumo, é preciso refletir, se a nova mudança vai trazer o que você quer. Desistir apenas por desistir, mudar apenas por não aguentar a dor e a pressão atual, sem nenhuma outra perspectiva, não parece algo racional, objetivo e que vá trazer resultados futuros para você. 
 
Faço um convite à reflexão sincera sobre o seu modo de agir até aqui.
 
A ansiedade, a preocupação, a dor pode ser grande, mas existe outra alternativa menos dolorosa?
 
Acreditem em mim, ao menos agora: não há nada na vida que valha a pena e que não exija sacrifícios, dores ou sofrimento. Tudo que vale a pena na vida vai exigir de você um algo a mais que a maioria das pessoas não está disposta a fazer.
 
Se você for uma dessas pessoas que não está disposta a fazer esse algo a mais, é porque seu cérebro está o comandando dessa maneira, fazendo você aceitar menos do que você teria direito.
 
Porque isso?
 
(*)
O presidente mundial da Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, o homem que tirou a Nissan da falência e é considerado o Henry Ford do século 21 diz o seguinte: ?A única coisa que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos poucos você perde tudo?.  ?Se você pensa que pode ou pensa que não pode, de qualquer forma você estará certo?.
 
Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é falência financeira, é falência motivacional. Vivemos num mundo onde o futuro não é uma repetição do passado. Lamentavelmente, algumas pessoas ainda continuam com a cabeça no século 19 e o corpo no século 21. As certezas de hoje se tornarão os absurdos de amanhã.
 
Os motivados enxergam oportunidades nas dificuldades... Os desmotivados enxergam dificuldades nas oportunidades! Os positivos fazem... Os negativos reclamam. Motivação não é cesta básica, não é festa de final de ano... Motivação é coisa séria, é ciência e quanto mais competitividade, quanto mais feroz uma economia, mais ousadas serão as ações de marketing e mais importância ganha a motivação humana.
 
Desde que o mundo é mundo passamos por duas situações, ou seja o bem e o mal. A escolha entre ser otimista ou pessimista é de cada ser humano e construirá toda uma estrada em que ele irá trilhar.
82% das maiores empresas do mundo vieram do ?absolutamente nada?, vieram da garra de seus fundadores, do compromisso destas equipes de trabalho que acreditaram no seu talento, no seu modelo de ação e construíram a sua grande diferença em relação aos outros no mercado. Apenas 18% foram heranças de uma geração para outra.
 
Lembro-me da história do burro que movimenta o carro enquanto seu dono fica balançando uma cenoura à frente do seu nariz. O dono do burro pode estar indo aonde deseja ir, mas o burro está correndo atrás de uma ilusão. Amanhã só haverá outra cenoura para o burro. O que faz a diferença entre ricos e pobres no mundo é a maneira de se pensar e o plano de ação após idéias que podem ser maravilhosas desde que colocadas em prática... Caso contrário elas irão se juntar no cemitério de milhões de ideias que ?iriam? revolucionar o mundo. Iriam, porque não saíram do papel ou sequer do pensamento.
 
A questão é: O que você está fazendo com suas ideias? O que faz com os seus pensamentos? Como anda o planejamento de sua vida e de seu trabalho? 
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
 
Fernando Gama
 
(*) a partir deste ponto, créditos a Gilcrer Regina, in Falência Motivacional.


.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...