quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

NÃO CHUTE, MAS TIVER QUE CHUTAR...

TÉCNICAS DO "CHUTE" CONSCIENTE – TCC’s

CONSIDERAÇÕES INICIAIS INDISPENSÁVEIS

Antes de partir para o enfrentamento das diversas técnicas que giram em torno do "chute" lúcido (ou consciente), necessários se faz traçar algumas premissas das quais não se poderá afastar.

O primeiro registro digno de nota é que, de modo algum, tem este trabalho a pretensão do ineditismo.

As singelas ideias aqui esposadas nada mais são do que o resultado de uma observação da forma como os inúmeros assuntos vêm sendo cobrados nas provas e concursos em geral, aliado à síntese do quanto já foi constatado pelos grandes estudiosos da temática que envolve a otimização do estudo e o aumento do rendimento em provas.

Insisto, ainda, com absoluta convicção, que muito do que aqui será dito certamente você, estimado leitor, já ouviu falar. O grande detalhe é que, muitas vezes, por ceticismo - ou até mesmo displicência -, deixamos de executar aquilo que parece óbvio, e perdemos a oportunidade de dar um passo à frente na caminhada do sucesso. É a diferença entre conhecer o caminho, e trilhá-lo.

Ademais, a segunda (e não menos importante) preocupação é no sentido de que, sob nenhuma ótica, devem essas técnicas ser vistas como um desestímulo ao estudo. Pelo contrário. Se a sua intenção, ao decidir conhecer as técnicas do "chute" consciente
, foi a de minimizar a importância do estudo, e até pensar que poderia se dedicar menos a ele, eu sugiro que mude esse intento, ou pare por aqui.

As TCC’s não vieram substituir o estudo, repita-se à exaustão. Ao revés, quanto mais bem preparado estiver o candidato, mais a aplicação de tais técnicas, no memento do "chute" de uma questão não sabida, poderá ser eficaz e satisfatória. O segredo é aliar as duas forças: estudo e técnica do "chute".

Paulo César Pereira (apelidado de SAPOIA), sujeito responsável pela divulgação de algumas dessas técnicas na
web, faz uma analogia entre o acerto das questões e o diagnóstico do câncer de próstata. Segundo ele, uma pessoa que se submete só ao exame PSA tem 80% de eficiência no exame da próstata. Caso se submeta, por sua vez, só ao exame de toque retal, a probabilidade de detectar o câncer é de 70%. Se essa mesma pessoa fizer tanto o exame PSA, quanto o exame de toque, o percentual de eficácia no diagnóstico do câncer de próstata saltará para 92%. Com esse paralelo, constata-se, facilmente, que aliar o bom estudo às técnicas do "chute" consciente, sem dúvida, fará com que o a sua nota dê um up grade.

Vale ressaltar que também há outro argumento a favor do "chute", notadamente em relação às provas elaboradas pelo CESPE, nas quais, ordinariamente, se penaliza a questão marcada de modo equivocado. Em regra, essas penalidades variam: menos uma questão certa, a cada uma (mais severa), duas, três, ou até mesmo quatro erradas (esta a mais branda de todas).

A grande sacada é a seguinte: a banca não iria se preocupar com o chute, e até mesmo penalizá-lo, se chutar fosse um mau negócio. Se ela o faz é porque já percebeu que, na maioria das vezes, dado o alto grau de subjetivismo das provas, mesmo as objetivas, é extremamente difícil ter uma implacável certeza acerca da correção do quesito. Dessa forma, o seu intuito com a penalidade é intimidar, inclusive o candidato que muito estudou, mas que ficou com uma pontinha de dúvida. Nesses casos, a grande solução é a aplicação da técnica do "chute" consciente.

Além disso, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, numa questão estilo CERTO ou ERRADO, o percentual de acerto nem sempre é de 50%. Como costumo dizer aos meus alunos em sala de aula, saber se uma assertiva escrita no idioma aramaico está certa ou errada, nesse particular, lhe coloca com uma margem de 50% de acerto. Tudo bem.

De outra banda, imagine agora uma assertiva no idioma português, versando sobre as ciências humanas, mais especificamente sobre Direito, e mais ainda sobre uma disciplina que você, além de ter visto na faculdade, conhece todos os seus princípios e fundamentos básicos estruturantes. Não há como negar que as chances de acerto serão superiores aos simples 50% do exemplo anterior.

Portanto, já está mais do que evidente que "chutar", com consciência, aplicando corretamente as técnicas, pode fazer a diferença nas chances de acerto desta ou daquela questão e, conseqüentemente, em estar aprovado, ou não.

Uma última advertência se faz necessária: é imperioso registrar que todas essas técnicas trabalham com uma probabilidade de acerto. Com a utilização da técnica o candidato tende a acertar a questão não sabida, ou seja, não necessariamente terá 100% de certeza quanto à correção do quesito, mas apenas uma probabilidade maior de sucesso.

Feitas essas considerações, passemos para a análise das técnicas do "chute" consciente, que muito embora não sejam expressivas em quantidade, me parece serem em qualidade. 
 
AS TÉCNICAS PROPRIAMENTE DITAS

1. PALAVRAS EXCLUSIVAS E PALAVRAS INCLUSIVAS
Por estarmos tratando de uma ciência não exata, é muito comum, em Direito, se trabalhar com a ideia de regra e de exceção. Vale dizer, raros são os casos em que um instituto jurídico se apresenta como absoluto.

Espancando qualquer dúvida quanto a este tema, vale registrar uma passagem do professor WILLIAM DOUGLAS acerca da matéria: "Em todas as áreas onde se lida com o comportamento humano e em todas as ciências não exatas, a tendência natural é a de que sempre existam exceções e ressalvas".

Dentro desse contexto, questões que envolvem palavras exclusivas tendem a estar equivocadas. Exemplos dessas palavras são:
nunca, sempre, obrigatoriamente, totalmente, apenas, jamais, só, somente, exclusivamente etc. Além das palavras, expressões do tipo em hipótese alguma seguem o mesmo raciocínio.

De outra banda, questões envolvendo palavras inclusivas tendem a estar corretas, por ensejar espaço para eventuais exceções. Vejamo-las:
geralmente, predominantemente, normalmente, ordinariamente etc. No mesmo sentido, também as expressões: em regra, em linha de princípio, em geral. Eis alguns exemplos extraídos de provas jurídicas, como nosso grifo:
(CESPE/DPE/ES/2006)
116.
Os embargos de declaração, em princípio, não admitem resposta da parte contrária, são julgados pelo próprio órgão "a quo" e não podem ser opostos com base em dúvida. CERTO.
(CESPE/AGU/Procurador Federal/2010)
96.
De acordo com o entendimento da Turma Nacional de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais, para fins de aposentadoria especial, o uso de equipamento de proteção individual, no caso de exposição a ruído, apenas descaracterizará o tempo de serviço especial prestado se houver a eliminação da insalubridade. ERRADO.
107.
A pesquisa científica a ser desenvolvida nas reservas biológicas não depende de autorização administrativa do órgão responsável pela unidade, mas apenas da observância das condições estabelecidas em regulamento. ERRADO.
136.
Apesar de haver limitação expressa à possibilidade de expedição de precatório antes do trânsito em julgado, pode ser admitida a liquidação imediata da sentença condenatória contra a fazenda pública, apesar de pendente recurso contra essa decisão. CERTO.
137.
A repercussão geral exigida para o exame do recurso extraordinário possui definição legal atrelada à noção de transcendência, ou seja, uma aptidão para transbordar os interesses individuais da causa. Por isso, a identificação desse pressuposto sempre importará avaliação subjetiva do julgador, não sendo admitida a sua verificação por critério objetivo. ERRADO. Portal: www.EDEMNAPOLI.com.VC Twitter: @edemnapoli / Fan Page: facebook.com/edemnapoli
 
2. POLITICAMENTE CORRETAS
Trata-se de questões que trazem de maneira intrínseca em seu conteúdo um viés ideológico claro. Normalmente envolvem matérias relacionadas ao meio ambiente, aos direitos humanos, à justiça social ou distributiva, e, quando se apresentam a favor de tais temas, tendem a estar corretas.
Na área jurídica, com maior ênfase, essas questões aparecem nas provas de Direito Ambiental, como se depreende de alguns quesitos colhidos da prova de Procurador Federal – AGU/2010, nada impedindo que apareçam também nas provas de Estatuto do Idoso, da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor etc.
Vamos aos exemplos (grifamos):
(CESPE/AGU - Procurador Federal/2010)
102.
O meio ambiente é um direito difuso, direito humano fundamental de terceira geração, mas não é classificado como patrimônio público. ERRADO.
103.
Por meio da ação civil pública pode-se buscar tanto a cessação do ato lesivo ao meio ambiente, a reparação do que for possível e, até mesmo, a indenização por danos irreparáveis, caso tenha ocorrido. CERTO.
104.
A proteção do meio ambiente é um princípio da ordem econômica, o que limita as atividades da iniciativa privada. CERTO.
107.
A pesquisa científica a ser desenvolvida nas reservas biológicas não depende de autorização administrativa do órgão responsável pela unidade, mas apenas da observância das condições estabelecidas em regulamento. ERRADO.
Repetimos essa questão porque, além de apresentar a palavra exclusiva "apenas", se apresenta como politicamente incorreta, afinal, a lógica é que pesquisa em reserva biológica dependa de autorização.
108.
O licenciamento ambiental tem função eminentemente preventiva, porque permite que o poder público verifique e evite futuros danos à coletividade, que possam ser causados por determinada atividade a ser exercida pela iniciativa privada, e somente poderá ser deferido após a realização de estudo prévio de impacto ambiental. CERTO.
3. ELIMINAÇÃO DAS ABSURDAS
Notadamente nas questões de múltipla escolha (estilo A, B, C, D e E) não é difícil notar que, quase sempre, das 5 assertivas, 2 ou 3 se apresentam como absurdas.
Nessa esteira, identificando-as de início (ao invés de sair em disparado na busca da correta), aumenta-se de maneira considerável o percentual de acerto.
Portal: www.EDEMNAPOLI.com.VC Twitter: @edemnapoli / Fan Page: facebook.com/edemnapoli
Vejamos alguns exemplos:
(CESPE/OAB/Exame unificado/2009.3)
12.
No âmbito do direito internacional, a soberania, importante característica do palco internacional, significa a possibilidade de
a) celebração de tratados sobre direitos humanos com o consentimento do Tribunal Penal Permanente.
ABSURDA. Depender de consentimento vai de encontro à noção de soberania.
b) igualdade entre os países, independentemente de sua dimensão ou importância econômica mundial.
CORRETA. De fato, soberania externa significa que nas relações recíprocas entre os Estados não deve haver hierarquia ou subordinação, mas sim igualdade.
c) um Estado impor-se sobre outro.
ABSURDA. Dispensa comentários.
d) A Organização das Nações Unidas dominar a legislação dos Estados participantes.
ABSURDA. Também destoa da ideia de soberania.
O curioso é que, nesta questão - elaborada pelo CESPE! -, das 4 assertivas, 3 eram absurdas!
(CESPE/PGE-PE/2009)
96.
A respeito da situação hipotética acima (SEQUER INSERI A SITUAÇÃO CONCRETA) e da incerteza de que há outros efeitos possíveis ainda não comprovados, assinale a opção correta.
a) Pelo princípio da prevenção, não há necessidade de EIA/RIMA.
ABSURDA. É um tanto absurdo qualquer atividade potencialmente ofensora ao meio ambiente dispensar o estudo de impacto ambiental (EIA), bem como o relatório de impacto no meio ambiente (RIMA).
b) Pelo princípio da precaução, não há necessidade de EIA/RIMA.
Idem.
c) Pelo princípio da proteção ambiental como um direito fundamental, não há necessidade de EIA se no local não há ocupação humana.
Idem.
d) Pelo princípio da função social da propriedade, só há necessidade de EIA se a área for pública.
Aqui temos uma palavra exclusiva (só), restringindo a necessidade do estudo de impacto do meio ambiente à área pública (politicamente incorreto), o que, seguramente, é absurdo.
e) Pelo princípio da informação, cidadãos interessados podem obter informação a respeito da intensidade do campo eletromagnético gerado no local.
CERTO. É politicamente correto fomentar a informação, que, diga-se de passagem, é também um princípio específico do Direito Ambiental. Além disso, a questão trabalhou com a palavra inclusiva "pode". Portal: www.EDEMNAPOLI.com.VC Twitter: @edemnapoli / Fan Page: facebook.com/edemnapoli
Como se percebe, as técnicas não são estanques. É dizer, numa mesma questão o candidato pode aplicar mais de uma delas e, com isso, aumentar o seu percentual de acerto.
4. AS CINCO "MULHERES"
Lição colhida na obra
Como Passar em Provas e Concursos, do eminente professor WILLIAM DOUGLAS, ao se deparar com uma questão jurídica, 5 "mulheres" podem nortear o raciocínio do examinando.
i) A lei – buscar o que diz o Direito positivado.
ii) A doutrina – buscar o que dizem os estudiosos do direito.
iii) A jurisprudência – buscar o que dizem os juízes e tribunais.
iv) A justiça – buscar o seu senso de justiça. Lembre que o Direito não é um fim em si mesmo. O Direito não é fim, é meio, instrumento meio para se alcançar a justiça. Como diria o jurista uruguaio EDUARDO COUTURE, "quando se deparar com um conflito envolvendo o Direito e a justiça, opta pela justiça".
v) A mãe – Se mesmo após a ajuda das quatro primeiras mulheres, ainda assim, nenhum ideia brotar, se pergunte (com o devido respeito) como sua amada mãe se posicionaria diante daquele caso. Isto porque, em linha de princípio, mães são pessoas puras cujo senso de justiça é mais refinado que o nosso.
5. A "CARA" DO GABARITO
Registre-se, de início, que esta técnica só deve ser usada em último caso, quando nenhuma das anteriores tiver colaborado.
Ademais, um requisito para sua eficácia é que a maioria das questões já respondidas (ou todas elas) deve estar correta.
A grande lição aqui é orientar o candidato a observar como aquela banca procedeu na arrumação das letras. Isto porque, normalmente, as bancas tendem a distribuí-las de maneira equilibrada e uniforme, visando com este ato frustrar as expectativas do candidato que dispara muitas marcações em uma letra só.
Nesse sentido, já se observou que no Exame de Ordem, que é nacionalmente unificado e elaborado pela FGV, das 80 questões, em média, cada uma das 4 letras (A, B, C e D) aparece 20 vezes.
No mesmo passo, as provas da AGU (Advogado da União, Procurador Federal e Procurador da Fazenda Nacional) dos últimos anos, também elaboradas pelo CESPE, trouxeram no provão composto por 200 questões, 100 assertivas certas, e 100 erradas.
Portal: www.EDEMNAPOLI.com.VC Twitter: @edemnapoli / Fan Page: facebook.com/edemnapoli
Nesta linha de raciocínio, é estratégico analisar as estatísticas da banca no intuito de nortear a marcação de uma possível questão não sabida nos últimos minutos de prova, quando a maioria das questões já tiver sido feitas e puder servir como parâmetro de contagem.
E nunca se esqueçam, meus amigos:
"Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito." (Aristóteles).
Bons estudos, boa sorte, e que Deus os abençoe sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...