quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PREPARO DIGITAL PARA OS CONCURSEIROS - ESTUDA!

Preparo digital para os concurseiros

Texto: Julia Garcia

http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/78/imagens/i365685.jpg
É cada vez mais acirrada a competição em concursos públicos e, mesmo com cursos preparatórios especializados e obras direcionadas aos candidatos que desejam ser classificados nas diversas provas que ocorrem anualmente no país, ainda existem alunos que necessitam de um auxílio extra, de algum material de apoio que esteja acessível e possa ser utilizado aonde quer que ele vá.
Entrevistamos João Antonio, professor há mais de 17 anos, recifense, fundador e coordenador de vários projetos de educação online, entre eles o Eu Vou Passar ( www.euvoupassar.com.br), o mais acessado site de material de apoio para concursos do Brasil.
Como o mercado vê, hoje, o ensino online para concursos públicos e/ou cursos de extensão? 
João Antonio - É um caminho sem volta. O Mercado sabe disso. Os alunos sabem disso. Os professores sabem disso. Esse “saber”, contudo, pode trazer diferentes reações: há quem se inspire com isso, há quem tema este futuro.
Entre os que temem essa realidade inevitável, estão, especialmente, os donos/coordenadores de cursos preparatórios presenciais. Neste mercado, graças à concorrência desumana dos cursos online, tanto em preço quanto em praticidade, só os melhores se manterão.
Com relação aos cursos de graduação e pósgraduação, a Internet também veio para somar, num primeiro momento, e substituir, num futuro próximo, os tradicionais cursos físicos menos “resistentes”.
Então o futuro dos cursos presenciais é a “morte”? 
JA - Não! Pelo contrário! Nada substitui a boa e velha sala de aula. O contato com os professores; a possibilidade de tirar as dúvidas ali, na hora... Eu até costumo dizer: “nada como o ‘cheiro’ do professor!
As formas novas de ensino, com base em aulas telepresenciais, não são páreo, em qualidade e, principalmente, interatividade, para os cursos presenciais, especialmente para “aqueles alunos” que têm em mente que só aprendem quando o professor lhes responde as perguntas. Há muitos alunos que não se adaptaram e, se não fizerem esforço, não se adaptarão às aulas online.
Mas, repito, com relação ao mercado de Concursos Públicos, só os melhores cursinhos (aqueles que oferecem diferenciais, seja em preço, seja em qualidade, mas, especialmente, em cuidado com seus alunos) se manterão firmes e fortes nessa nova realidade.
Quais as principais vantagens do ensino online?
JA - Em primeiro lugar, para alunos que vivem distantes dos “grandes centros”, essa é, muitas vezes, a única forma de estudo possível! A popularização dos cursos online “revolucionou” a geografia “concursística” do Brasil. Hoje, uma pessoa que mora no interior de Rondônia tem acesso aos mesmos materiais que qualquer aluno do Rio de Janeiro e Brasília (famosos “centros” de preparação para concursos).
Em segundo lugar, para as grandes cidades, “evitar trânsito” é a palavra de ordem. Se um aluno possui uma conexão de Internet rápida em sua casa, poderá assistir a aulas diversas sem sair da cadeira, na hora que melhor lhe convier. É simplesmente fantástico! Eu queria ter tido esse recurso na minha época de estudante!
(Hoje faço cursos de idiomas pela Internet, além de cursos técnicos na minha área e um curso de graduação na Faculdade Estácio de Sá – tudo sem sair de casa!).
Ainda é possível elencar a ausência de custos “acessórios” como estacionamento, lanche, metrô etc. A praticidade de “tomar um banho” e começar um novo bloco de aulas. São só vantagens, na minha opinião!
Mas, claro, alerto novamente para o seguinte: há alunos que não se adaptam! Portanto, por mais que vantagens sejam apresentadas, há pessoas que simplesmente não as entendem!
O que buscar num curso online? Como escolher entre tantas opções?
JA - Quando se escolhe um curso presencial, fatores como distância e facilidade de acesso são levadas em consideração... Tirando isso, temos o quê?
Preço, Professores, Benefícios... Mas, sempre, em qualquer que seja o curso preparatório, isso depende do aluno. Se preço é mais importante que qualidade do corpo docente, isso é uma característica de certos alunos... Se a qualidade/ fama dos professores é mais importante, não cabe a ninguém julgar!
Se o curso online facilita o aprendizado com recursos como a possibilidade de acessar uma aula várias vezes, no horário que o usuário quiser, de acordo com sua disponibilidade, isso deve ser levado em consideração, também.
Se - aí é utopia - o curso online permitir que o aluno baixe o conteúdo das aulas para seu computador, permitindo que o aluno guarde e use (assista) às aulas sempre que precisar, sem recorrer à Internet (conteúdo já baixado), melhor ainda – é o sonho de todo estudante!

O curso online facilita o aprendizado com a possibilidade de acessar uma aula várias vezes, entre outros recursos

Como veio a ideia de fundar o Eu Vou Passar?
JA - O Eu Vou Passar (www.euvoupassar.com.br) foi fundado numa época em que eu viajava 48 semanas no ano (das 52 que existem) para dar aulas em grandes centros preparatórios pelo Brasil.
Decidi que pararia de viajar (ou diminuiria muito esse ritmo), mas que, mesmo assim, os alunos poderiam ter acesso ao meu conteúdo, por meio das videoaulas disponíveis no Eu Vou Passar.
Em Novembro de 2007 o site entrou no ar, da forma como todos conhecem hoje (ou quase). Eu já postava, antes, desde 2006, conteúdo gratuito neste endereço, que eu registrei em 2005.
Como o Eu Vou Passar está hoje? E qual o seu diferencial? 
JA - Somos mais de 40 professores; temos mais de 60 matérias abordadas integralmente; mais de 10.000 aulas armazenadas nos servidores.
O aluno paga apenas 40,00 (quarenta reais) mensais e tem direito a assistir a qualquer aula disponível além de poder baixa-la para seu computador e ficar com ela para sempre (e assistir quantas vezes quiser)!
Mesmo depois de 4 anos de sucesso, outros sites ainda não “tiveram coragem” de abrir as aulas para download. Esse é o principal diferencial do site (além do preço acessível, claro!).
Qual o principal obstáculo para o Eu Vou Passar?
JA - Convencer os professores de que deixar baixarem as aulas que eles gravam não será prejudicial para seus empreendimentos presenciais (aulas/cursos) e que não haverá prejuízo, também, com pirataria.
Afinal, é fácil “concluir” que, ao deixar baixar o conteúdo do site, está-se abrindo uma possibilidade tremenda para cópias, disponibilização não-autorizada e outras atitudes tão temerárias para donos de cursos online e professores.
Mas e você? Você não teme a pirataria?
JA - Não. Ela é uma realidade, uma condição... como a corrupção – não é desejada, mas não precisa ser temida – ela está aí! A gente sabe que fazem, mas continua na nossa convicção e princípios de que é errado. Nossos alunos também são convidados a manterem-se “na linha” – e o fazem muito bem!
Ora, todos os conteúdos na Internet são copiáveis, e, por isso, distribuíveis (falo de capacidade técnica de fazê-lo, não de direito). Não podemos evitar. Não podemos lutar contra. Até os sites que “limitam” acessos, deixando os alunos assistirem a apenas 2 ou 3 vezes as aulas são vítimas destas cópias (fingem que não são, mas são sim!).
No meu caso, decidi não estressar com a pirataria. Quem quiser, mantém o Eu Vou Passar em regime de parceria (alunos pagantes), em contrapartida, procuramos oferecer benefícios, como descontos em editoras parceiras, em cursos presenciais pelo Brasil e em outros estabelecimentos.
Procurei agregar mais valor ao “ser mensalista” do Eu Vou Passar (chamamos de Aluno VIP), em vez de lutar para impedir o acesso aos vídeos por pessoas não pagantes, até mesmo porque sei que nenhum esforço nesse sentido é efetivo.
O conteúdo é voltado para área jurídica, como magistratura e procuradorias?
JA - Temos matérias completas (trabalhamos com cursos focados na matéria, não num determinado edital), algumas voltadas para a área fiscal, como contabilidade e auditoria; outras que podem ser usadas por quem estuda para tribunais, como Direito do Trabalho, Penal, Civil e processuais...
Há, claro, matérias bem gerais, como Português, Raciocínio Lógico, Informática (minha matéria), Direito Constitucional e Administrativo, entre outras.
Temos também cursos voltados para o nível de magistratura e procuradorias, sim. Inclusive, um de nossos professores de Direito Constitucional é conselheiro do CNJ, o professor Jorge Hélio, conceituado jurista cearense.
Há, também, um pouco da “Visão Jurídica” no Eu Vou Passar, a professora Walkyria Carvalho, colunista da Revista, dá um verdadeiro show no Direito Penal e na Legislação Penal Especial.
Outros professores conhecidos e outros tantos revelados aqui fazem da nossa equipe uma verdadeira seleção! Qualquer candidato a concursos públicos vai ter, no Eu Vou Passar, um apoio muito importante para seus estudos.
Há muitos casos de sucesso de alunos que passaram em concursos estudando exclusivamente por cursos online?
JA - Sim! Há, inclusive, uma seção no site chamada Eu Já Passei, com depoimentos de vários servidores públicos recém empossados que estudaram, quando não totalmente, em sua maioria, por meio do Eu Vou Passar.
Há também vários depoimentos importantes, via e-mail, guardados com muito carinho, acerca da importância do Eu Vou Passar na vida de muita gente. Relembro de um caso especial de uma aluna que, sentindo-se um “estorvo” para o marido, militar de carreira, por estar estudando para concursos e consumindo os recursos financeiros da família, pensou em se matar.
Recebi um e-mail do marido, agradecendo pela existência do Eu Vou Passar, porque ela, moradora de uma cidade satélite de Brasília, não precisava mais gastar com cursinhos e transporte. Ela tirou da mente essa ideia absurda, porque via que poderia estudar para atingir seus objetivos sem precisar gastar tanto e, nas palavras dela, prejudicar o bem estar da família.
Foi realmente muito tocante.
É bom, porém, que se deixe claro que o estudo online, assim como o estudo por meio de aulas presenciais não chega a ser suficiente para a maioria dos alunos. Quero dizer: livros são importantes. Neles, normalmente, encontramos o grosso do conteúdo de que vamos precisar numa prova.
http://revistavisaojuridica.uol.com.br/advogados-leis-jurisprudencia/78/imagens/i365686.jpg
Já que tocamos no assunto, e os e-books? Eles vão “pegar” para o ramo de concursos?
JA - Eu sinceramente não tenho prazer na leitura de um e-book (apesar de ser da área de informática). É prazeroso, quase viciante, folhear rapidamente um livro novo, apenas para sentir o “cheirinho” das páginas novinhas.
Quem é concurseiro ama os livros... Ou, pelo menos, tem que aprender a amá-los. E há uma relação de amor com esse companheiro de todas as horas. Não sei se os e-books vão “pegar”, é quase certo que sim... Mas EU, pelo menos, não serei um de seus maiores fãs!
E os preparatórios para o exame de ordem também se beneficiam do modelo online?
JA - Sem dúvidas! É o ramo (dentro do online) com maior retorno financeiro. Já há vários cursos que trabalham quase que exclusivamente com esse público. E muitos bacharéis, futuros advogados, vão poder utilizar essa ferramenta para seu sucesso! Esse sim, sem dúvidas, “baixou” na Internet e não sai mais!
Há, inclusive, diversos cursos para o Exame da OAB gratuitos, ou por valores irrisórios, frações dos valores praticados por cursos presenciais ou grandes redes telepresenciais!
Estudar para a OAB é, sem dúvida, hoje em dia, coisa para se fazer na Internet! Logo logo, nós, do Eu Vou Passar, também teremos nossos preparatórios para o Exame de Ordem.
Falando em “projetos futuros”, o eu vou passar não é o único “empreendimento” cibernético que leva sua assinatura, não, é? 
JA - Não, o Eu Vou Passar é meu “primeiro filhote online”. Carrego com orgulho esse “título”, mas ele não é o único.
Sou fundador e coordenador de um site chamado Be-a-Byte (www.beabyte.com.br), com aulas totalmente gratuitas de informática (atualmente único conteúdo lá disponível), idiomas, matemática básica, alfabetização de adultos, português básico, entre outros conteúdos.
As aulas são totalmente gratuitas. A cada aula assistida (são vídeos de 1 hora de duração, em média), é necessário responder a um questionário para atestar se o conhecimento daquela aula foi adquirido. Só assim se pode assistir, no dia seguinte, à próxima aula.
Esse projeto, mais que todos, precisa de ajuda porque não tem receita direta dos que dele se beneficiam, daí o meu oportuno pedido de apoio, na forma de patrocínio ou publicidade no site!
Outro projeto que está foi iniciado neste mês de Maio de 2012 é o RedeGIR (www.redegir.com.br), uma plataforma online de correção de redações, questões discursivas, peças processuais (da 2ª fase do Exame de Ordem) e Sentenças (para concursos de Magistratura).
É uma coisa totalmente nova. Não há sistema igual. Nele, os professores (corretores) poderão ler e corrigir, analisando minuciosamente, as redações de seus alunos. Espero que muitos (alunos e professores) possam se beneficiar do sistema, que trará praticidade para todos por permitir a correção diretamente no site.
Em poucos meses, também, será lançado um sistema de treinamento via Internet (nos moldes do Eu Vou Passar) para Enem e Vestibulares: o Tô ENEM Aí (www.toenemai.com.br). Espero que seja tão bem sucedido como seus irmãos mais velhos.
Então seu “negócio” é mesmo educação online?
JA - Sim. Educação é a chave para uma sociedade mais justa, mais correta, mais humana. Ou seja, tudo aquilo que a sociedade em que vivemos.
A Internet permite, de forma fácil, rápida e sem a necessidade de muito investimento, que um professor possa atingir a um número muito grande de alunos. Veja o exemplo do Salman Khan, aquele professor que gravou vídeos simples em seu laptop e atingiu o mundo!
Adoro ser professor. Não há coisa mais “gostosa” do que poder levar conhecimento a quem anseia por ele! Sempre serei grato a todos os meus professores e, provavelmente, por isso, decidi homenageá-los sendo professor também!
Alguma novidade para o futuro? 
JA - Não posso contar (risos), mas minha outra paixão (além da educação, tem a gastronomia) também me acompanhará num projeto que espero concretizar até o final deste ano de 2012.
Depois disso, só meu bom Deus sabe... (e não me contou ainda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...