quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

DICAS PARA PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS

 
 
 
 
1-     ATENÇÃO: SE VOCÊ NÃO SEGUIR ESSAS DICAS... ALGUÉM SEGUIRÁ!
 
 
 
            2- A HORA É AGORA!
 
            Não se deixe enganar. A vida passa rapidamente. Não podemos ficar perdendo tempo para realizar nossos sonhos. Se você pensa que concurso é como carnaval, que acontece todo ano, você acabará passando muitos carnavais e aniversários vendo seus amigos comemorarem o sucesso na faculdade, enquanto você fica de fora vendo o bonde passar. Não deixe para amanhã quando você pode passar hoje!
 
 
 
            3. PASSAR NO CONCURSO É UM OBJETIVO DE VIDA
 
            Se quiser passar no vestibular, você deve transformá-lo no seu maior objetivo no momento. Abra mão de uma série de atividades como visitas a parentes e amigos. A preparação exige certa dose de egoísmo. Ninguém fará a prova por você. Você estará lá sozinho. Quando alcançar o sucesso, todos elogiarão sua dedicação e força de vontade. Então, mãos à obra: O importante agora é estudar!
 
 
 
            4. CONSIGA O APOIO DE SUA FAMÍLIA
 
            O seu estudo depende da compreensão e apoio daqueles que o rodeiam. Quando você passar, todos que vivem com você terão a satisfação de ter um aprovado dentro do lar. Convença-os disso e de que precisa conseguir o máximo de tempo para estudar. A aprovação deve ser uma meta e uma conquista da família. O carinho dos pais e do (a) namorado (a) conforta e diminui o estresse.
 
            5. NÃO DÊ ATENÇÃO A BOATOS
 
Quase todo concurso gera a proliferação de histórias fantásticas: há pessoas que compraram as vagas, o gabarito vazou... Não perca tempo com esses boatos, preocupe-se somente com o concurso. Não dê ouvidos a comentários que possam desmotivá-lo. O importante é continuar estudando. Faça a sua parte!
 
 
 
            6. SACRIFIQUE ALGUMAS ATIVIDADES
 
            Se você faz natação,faz inglês, dá aula de catecismo e trabalha voluntariamente em um hospital, você não terá tempo para estudar. Abandone tudo o que puder. Deixe todas essas atividades e muitas outras para depois da prova. Mas, até lá, só deve haver uma meta: o concurso! Não considere o concurso como mais uma atividade, ele deve ser a atividade!
 
 
 
            7. FIQUE POR DENTRO
 
            No concurso costumam aparecer questões sobre atualidades, inclusive como tema de redação. Preste atenção nos fatos econômicos, acontecimentos políticos e sociais mais recentes, tais como conflitos raciais, religiosos e culturais. Para se manter bem informado, leia boas revistas e um bom jornal em sua cidade. Atualmente o poder está nas mãos daqueles que detêm a informação. No concurso não é diferente. Fique ligado!
 
            8. SEJA CHATO
 
            Época de preparação para o concurso é um período de total dedicação. Então: só fale no concurso; só pense no concurso; sonhe com o concurso; alimente-se do concurso; viva para o concurso; Depois, quando você passar, todos dirão que fez a coisa certa e será considerado um cara superinteligente e superlegal.
 
 
 
            9. SAIBA INVESTIR
 
            Não pense em comprar milhares de livros, apostilas e toda a parafernália à disposição no mercado de concursos. Não compre por ser barato; compre por ter um bom texto explicativo, por ser atualizado e por conter questões de concursos. Compare as opções e escolha pelo critério qualidade. Peça opinião ao seu professor quanto ao material que deseja adquirir. Material não é custo, é investimento!
 
 
 
            10. ESTUDAR É UMA ATIVIDADE PENOSA
 
            Estudar requer dedicação, paciência e zelo. Isso significa freqüentar cursinhos, perder festas, ficar trancado em um quarto por horas a fio, enquanto o Sol brilha lá fora e seus amigos o chamam para sair. Todavia, há uma recompensa, que será comemorada com uma festa maior que todas que você perdeu. Esse é o sacrifício para a conquista do seu futuro!
 
 
 
            11. NÃO DESPERDICE O SEU TEMPO
 
            Todo minuto é precioso numa preparação para o concurso. Abra mão das atividades que o afastarem excessivamente do estudo. Relaxar é preciso, mas da forma adequada. Ir a festas e chegar de madrugada pode fazê-lo perder boa parte do dia seguinte. Prefira atividades leves, que distraiam a sua mente sem estressá-lo ou sujeitá-lo a esforços físicos exagerados. Não perca tempo! Otimize seu dia!
 
 
 
            12. NÃO MENOSPREZE OS OUTROS CANDIDATOS
 
            Às vezes, os candidatos ao nosso redor não estão se dedicando e achamos que o concurso será fácil. Não se iluda! Pelo Brasil afora são milhares de candidatos e muitos seguem dicas de como as que você está lendo. Então, cuidado, não pense que é o único que está verdadeiramente querendo passar em concurso. Estude: Pois há muitos que também estão empenhados!
 
 
 
            13. TENHA PACIÊNCIA
 
            As coisas quase nunca acontecem na velocidade de desejamos. Assim, para manter seu ânimo, enfrente com paciência as adversidades que forem surgindo, tais como demora na entrega de livros que pedimos pelo correio, uma "perda de tempo" muito grande para absorvermos determinados assuntos, o ritmo de certas matérias do cursinho... Encare com naturalidade essas coisas e procure administrá-las da melhor maneira possível.
 
 
 
            14. DIGA NÃO ÀS DROGAS
 
            Não use artifícios químicos para se manter acordado estudando ou se acalmar na hora da prova. Esses elementos podem diminuir sua capacidade de concentração, bem como sua capacidade de aprendizado. Assim, se tiver sono, tome um banho ou faça alguns exercícios de alongamento. Não brinque com sua saúde nessa fase de preparação. No dia de prova você precisa estar 100%! Portanto, pense bem antes de ingerir doses cavalares de café, guaraná ou calmantes.
 
            15. FUJA DA TELEVISÃO
 
            Cuidado: a telinha tão amiga pode tomar tempo demais. Você sabe que é impossível assistir, caiu na armadilha: "só mais esse programa". Não se deixe levar. Você precisa de tempo e de estar descansado. Se você for viciado em futebol ou novela, discipline-se, só assista ao compacto do jogo ou peça que contem o capítulo da véspera. TV - quanto menos, melhor!
 
 
 
            16. MAS NÃO FUJA TANTO
 
            Já vimos que nesse período de preparação para concurso, todo tempo deve ser aproveitado. Portanto, se você insiste em ver televisão, aproveite para acordar mais cedo (cinco ou seis da manhã, que tal?) e assista às aulas do telecurso. Outra boa idéia é alugar fitas de vídeo didáticas. Essas são algumas maneiras de relaxar aprendendo.
 
 
 
            17. ENCONTRE GUIAS DE ESTUDO
 
            Muitas vezes, em meio ao milhão de matérias que precisamos estudar, ficamos baratinados, sem saber por onde começar. Um cursinho pode ser uma boa saída, pois dita um ritmo e direciona o estudo. Mesmo que não cubra todos os detalhes, mostra o que deve ser estudado e aprimorado em casa. Em um cursinho, você conhecerá pessoas que poderão indicar livros e lhe fornecer provas já realizadas e novos exercícios.
 
 
 
            18. PROGRAME O SEU DIA-A-DIA EM FUNÇÃO DO CONCURSO
 
            Não perca aulas do cursinho ou colégio devido a outras obrigações. O tempo planejado de estudo e as aulas são o que há de mais importante no momento. Comprometa horários do seu dia para estudar. Não abra exceções. Fuja daquelas idéias: "só hoje..."; "isso só acontece uma vez por ano...". Esse esforço é o preço do sucesso. O seu dia e sua rotina devem ser planejados para que você obtenha o máximo de tempo possível para estudar. A conquista do seu futuro!
 
 
 
            19. NÃO SE APRESSE
 
            Estudar sempre que pode não significa ler mil páginas por semana. Seja incansável, mas não apressado. Leia com calma, entenda os conceitos, resolva muitas questões sobre cada tema. Preocupe-se em assimilar as informações, não apenas em obtê-las. Assim, seu objetivo deve ser aprender e não acabar o livro. Leia com atenção linha a linha e faça resumos: Apreenda o que você estudou!
 
 
 
            20. SEJA UM POUCO ANTI-SOCIAL
 
            Aprenda a recusar convites. Não se sinta obrigado a almoçar com colegas ou coisas do gênero. Não importa que o chamem de estranho. Quando passar no concurso, virará excêntrico. Não importa que o chamem de neurótico: é melhor ser um neurótico aprovado do que um suposto normal freqüentando o cursinho de novo...
 
 
 
            21. SEJA EGOÍSTA (OU QUASE...)
 
            Deixe por uns tempos de visitar parentes distantes, perca festas familiares e reuniões do gênero. Concurso não rima com badalação. Nessa etapa da vida, você não pode se dar o luxo de se preocupar demais com o sentimento alheio. Preocupe-se com o estudo! Se os amigos insistirem, prometa-lhes um churrasco de comemoração quando sair a lista de aprovados com o seu nome. Se forem de fato amigos seus, eles o entenderão.
 
 
 
            22. ESTUDAR SOZINHO?
 
            Professores e colegas podem ajudá-lo, mas você precisa de um tempo para estudar sozinho. Há detalhes da matéria que necessitam de amadurecimento e só são de fato apreendidos através de uma análise individual. Por outro lado, pode ser interessante manter um pequeno grupo (até três pessoas) para resolver e discutir exercícios. Um grupo empenhado funciona como um elemento motivador, que auxilia a manutenção do ritmo e do interesse.
 
 
 
            23. SEJA CONFIANTE
 
            Da mesma maneira que não podemos desprezar nossos concorrentes, não devemos nos achar incapazes. Não tenha pena de você. Mergulhe de cabeça no concurso, valorize sua capacidade e acredite no seu potencial. Se não acreditar em você, ficará mais complicado envolver sua família e seus amigos no processo de preparação. Sendo confiante, conseguirá preservar e ganhará paciência para enfrentar as dificuldades que surgirem.
 
 
 
            24. DIGA-ME COM QUEM ANDAS
 
            Procure, nesta etapa de preparação, ter amigos com o mesmo objetivo. Vocês servirão de apoio uns para os outros e poderão se reunir para discutir exercícios. Dividirão os problemas, compartilhando o que há em bom e ruim nesta fase da vida de vocês. Forme um círculo de amizades que o ajude a estudar e o afaste de distrações inúteis.
 
 
 
            25. DESCUBRA SEU CAMINHO
 
            Cada pessoa tem características diferentes, que determinam quais os melhores meios de se colher e assimilar informações. Se perceber que suas táticas de estudo estão falhando, tente outros métodos. Há pessoas que aprendem mais ouvindo, outras fazendo resumo, outras através de associações e algumas comparando situações opostas. Não existe um meio perfeito para todos. Encontre seu método e seu horário para otimizar o aprendizado.
 
 
 
            26. JUNTE-SE AOS MELHORES
 
            Não se compare com aqueles que não têm chance. Não adianta estar entre os 30% melhores. Você deve fazer parte do grupo de elite. Se fizer simulados, compare-se com os primeiros lugares. Converse com os melhores alunos do seu cursinho: veja como eles estudam, o material que usam. Entre para o grupo deles. Quando atingir esse nível, você também será procurado por todos da turma. Isso é sinal de que tem grande chance!
 
 
 
            27. TENHA DISCIPLINA
 
            Procure fazer um planejamento, de modo a obter um ritmo de estudo progressivo. Organize seu material, prepare-se para uma rotina bem marcada. Terá que estudar todos os dias por longo período. Se um certo cansaço bater, resista. Não exagere em festas ou reuniões. Poupe energia para seu estudo. Valorize o seu dia. Seja moderado, procure maneiras rápidas de descansar a mente. E, acima de tudo: Mantenha o ritmo!
 
 
 
            28. ESTABELEÇA UM MERCADO DE INFORMAÇÕES
 
            Não seja o bonzinho da turma. Não seja aquele que traz as novas, os exercícios e os bons livros. Compartilhe as informações com aqueles que compartilham com você. Deve haver uma relação de troca. Não procure, da mesma forma, só sugar. Isso o afasta das pessoas que possuem os mesmos objetivos que você e que, certamente, poderiam ajudá-lo.
 
 
 
            29. GANHE O SEU DIA, NÃO PERCA A SUA NOITE
 
            Para ser aprovado no concurso, não é necessário passar a noite em claro, debruçado sobre os livros, acumulando mau humor e olheiras. Por que não estudar de dia, reservando a noite para dormir e, quem sabe, sonhar com a aprovação? Descansado você certamente aumentará a capacidade de aprender. No entanto, há pessoas que estudam melhor à noite. Se você for uma dessas pessoas, avalie melhor sua rotina para poder desfrutar de longas madrugadas junto aos livros.
 
            30. NÃO DESPREZE DISCIPLINA ALGUMA
 
            A sua aprovação depende do sucesso em todas as disciplinas. Não pense que uma disciplina de pouco peso não deva ser estudada. Todo ponto é um passo rumo à sua conquista. Notas altíssimas em poucas disciplinas não irão suprir pontos que perderá em uma disciplina que desconheça. Por não estudar determinada matéria, você perderá muitos pontos fáceis e poderá perder sua vaga!
 
 
 
            31. TODO LUGAR É LUGAR
 
            Não perca oportunidade de estudar. Em filas de banco, no ônibus, nos intervalos do trabalho, no banheiro: toda hora é uma boa hora. Sempre tenha à mão algum material. Deixe uma apostila no porta-luvas, carregue uma pasta com alguns exercícios, mantenha um livro na gaveta do escritório. Você nunca sabe quando aparecerá um tempinho: aproveite-o! Em um mês, 15 minutos por dia representam mais de 7,5 horas!
 
 
 
            32. FAÇA EXERCÍCIOS
 
            Faça exercícios, faça muitos exercícios. Faça tantos quanto puder. As provas seguem padrões de questões e exigem rapidez. Por isso, esteja sempre procurando por novos exercícios, especialmente os que já caíram em concursos anteriores. À medida que for fazendo os exercícios, aprenderá a linha de raciocínio da instituição que prepara as provas e isso o ajudará a selecionar a melhor entre algumas alternativas aparentemente corretas.
 
 
 
            33. SEJA SELETIVO
 
            Descubra quais são as matérias em que você pode evoluir mais e fazer mais pontos. Estudar o que se sabe menos é desgastante, porém pode ser bem mais lucrativo do que refinar conhecimentos nos campos em que já se possui uma certa qualificação e se tem muitos pontos garantidos. Vá em frente e não deixe que as matérias que você desconhece o assustem.
 
 
 
            34. SEJA UM DECORADOR
 
            Transforme as paredes e portas de seu quarto em um imenso painel, colocando trechos e fórmulas das disciplinas para memorizar. O contato diário com essa nova decoração irá ajudá-lo a fixar a matéria e espantar o fantasma do "não consigo decorar". Use durex, cola, o que for preciso.
 
 
 
            35. ENCONTRE SUA MANEIRA DE RELAXAR
 
            Cada um possui uma maneira própria de relaxar. Evitar exercícios físicos pesados ou atividades que possam deixá-lo exausto. Dê preferência a atividades leves, como caminhadas, que ajudam a oxigenar melhor o cérebro. Chegando em casa, tome um com banho, vista uma roupa leve, procure seu ninho e... Bom estudo!
 
 
 
            36. NUNCA É SUFICIENTE
 
            Nunca pense que já estudou o bastante. Assim, estude mais e mais. Se o seu concorrente disser que só estuda duas horas por dia fique feliz: ele não é seu concorrente! Pode ter certeza que aqueles que estão se preparando seriamente estudam de quatro a oito horas por dia. Interesse-se pelos assuntos, queira saber sempre mais. Você só descobrirá se sua preparação foi suficiente no dia da prova. Seja incansável na busca pelos meios de se superar.
 
 
 
            37. MANTENHA O SONHO VIVO
 
            Se você está prestando concurso, deve haver uma boa razão para isso. Apóie-se nesse motivo para encontrar forças e superar suas dificuldades. Se estiver cansado, abatido ou desanimado por um problema qualquer, pense no que aspira, no que deseja, no que o faz estudar... Deixe-se envolver por essa imagem de um futuro promissor, se entusiasme com seu próprio sonho. À medida que ele for se apoderando de você, mais energia você terá para estudar.
 
 
 
            38. DIMINUA O RITMO NA VÉSPERA
 
            Faltando um ou dois dias para o dia D, você não conseguirá aprender tudo que ainda não viu. Chegou a hora de começar a relaxar e de arejar a mente. Repasse os tópicos sem pressa e superficialmente. Evite atividades que exijam muita concentração e uma atenção redobrada. Essa capacidade é extremamente importante para uma boa prova.
 
 
 
            39. TEXTOS: LEIA PRIMEIRO AS QUESTÕES
 
            Normalmente, um texto se refere a várias questões. Antes de ler os longos textos que se apresentam, descubra os pontos que merecem especial atenção na leitura. Muitas questões sequer exigem a leitura integral do texto ou do entendimento de todas as passagens. Seja objetivo: A sua meta é acertas as questões.
 
 
 
            40. LEIA ATENTAMENTE AS QUESTÕES
 
            Muitas vezes a resposta está no próprio enunciado ou em questões seguintes. Por isso, é necessária a máxima atenção. A perfeita interpretação da questão é fundamental para sua resolução. Quando for passando pelas questões, não tente lê-las rapidamente para ganhar tempo. Leia-as com calma e atenção. Assim, aumentará muito as chances de acerto.
 
 
 
            41. NÃO SE APAVORE
 
            No começo do ano, não se angustie com a quantidade de matéria que terá que estudar. Sendo calmo, poderá fazer um bom planejamento. Quando estiverem faltando um ou dois meses, não entre em pânico. Isso não ajudará em nada. Concentre-se para conseguir ler com atenção as suas apostilas e livros. É hora para seriedade e otimismo - afinal, o vestibular está chegando e fica cada vez mais concreta a perspectiva de você ser aprovado e conquistar sua vaga no futuro.
 
 
 
            42. NÃO ESTACIONE EM QUESTÕES
 
            Cuidado: se você não souber uma questão, deixe-a para depois. Não fique gastando minutos preciosos para ganhar apenas um ponto (isso se não acabar errando de qualquer maneira). Seu subconsciente continuará processando a questão enquanto você enfrenta as outras. À medida que a priva for se desenvolvendo, as pendências poderão se resolver. Deixe as questões difíceis para o final; garanta pontos importantes com as fáceis.
 
 
 
            43. NÃO BRIGUE COM AS QUESTÕES
 
            Uma prova tem questões mais fáceis e mais difíceis. Várias são ridículas. Não perca tempo com elas. Há pegadinhas, mas não deixe neurotizar por isso nem pense que a prova inteira é composta de pegadinhas. As provas seguem ideologias e obedecem a padrões de respostas. Não discuta se isso é certo ou errado. Diga "amém" e marque a resposta que julga conveniente correta. Não reclame dos elaboradores da prova. Adapte-se!
 
 
 
            44. CONHEÇA O LOCAL ANTES DA PROVA
 
            Visite o local da prova alguns dias antes. Se a prova for em uma cidade diferente da sua, vá com certa antecedência, encontre lugares confiáveis para comer e um bom alojamento. No local da prova, procure observar se há fontes de barulho, problemas com iluminação e o tipo das carteiras. Envolva-se com o ambiente; isso lhe dará uma sensação se segurança e conforto.
 
 
 
            45. NÃO CHEGUE EM CIMA DA HORA
 
            Alguns candidatos não gostam de chegar com muita antecedência. Tenha em mente, no entanto, que o horário de fechamento dos portões é rigoroso. Procure estar no local com certa folga e leve algo para companhia e da conversa dos "experientes", que ficam fazendo terrorismo antes da prova na sala. Se eles fossem tão bons quanto dizem, já teriam passado em muitos concursos e não estariam ali.
 
 
 
            46. ESTABELEÇA-SE COM CONFORTO NO LOCAL DA PROVA
 
            Muitas vezes não fazemos a prova em nossa cidade. Assim, planeje com antecedência sua ida. Reserve passagem e hotel. Se possível, chegue alguns dias antes na cidade e descubra locais para almoçar e jantar. Ao chegar na cidade, ajuste o relógio para o fuso horário local. Converse com um taxista, enfim, procure fazer de tudo para ter certeza de que estará no local da prova sem problema algum e sem estar sujeito a surpresas de última hora.
 
          
 
            47. O FISCAL NÃO É INIMIGO (NEM AMIGO)
 
            Chegando à sala da prova, cumprimente o fiscal, sem se mostrar extrovertido demais. Seja educado e, em hipótese alguma, discuta com ele. Isso lhe trará prejuízo. Ele pode acabar dificultando pequenas coisas. Não tente ficar amigo, senão ele pode querer, inconscientemente até, observá-lo, a fim de descobrir se você está indo bem ou não. Essa proximidade pode tirar sua concentração.
 
 
 
            48. NÃO TENHA MEDO DE SER EXAGERADO
 
            Para o dia da prova, compre todo o material que achar necessário. Leve quantas canetas, lápis e grafite achar conveniente. Material pode sobrar, jamais faltar! Se for errar quanto ao dimensionamento da quantidade de material, água, etc., erre pra mais. Leve algodão ou mesmo protetores auriculares. Nunca sabemos quando o barulho pode começar...
 
 
 
            49. NÃO CORRA O RISCO DE SE ATRASAR NA MATÉRIA
 
            Às vezes, quando nos defrontamos com tópicos complicados, ficamos inventando desculpas para interromper nosso estudo. Assim, começamos a estudar e, em dois minutos, resolvemos tomar um copo d'água; voltamos e, logo em seguida, lembramos que tínhamos de ligar para algum amigo... Não faço isso. Não fique perdendo seu tempo. Enfrente os tópicos que lhe causam problemas!
 
 
 
            50. CURTA A PROVA
 
            Não se apresse não queira se livrar da prova. Passe e repasse as questões. Há tempo suficiente por isso não se apresse e não se precipite. Por outro lado, equilibre o tempo de resolução. Resolva todas as questões óbvias e fáceis. Deixe as difíceis para depois. Controle o tempo para poder tirar o máximo proveito de seu breve relacionamento com a prova.
 
 
 
            51. A PROVA É DIFÍCIL PARA TODOS
 
            Se começar a resolver a prova e achá-la mais difícil do que esperava, não entre em pânico. Ela estará difícil para todos. Normalmente aqueles que acham a prova muito fácil é porque nem conseguiram perceber do que, verdadeiramente, tratavam as questões. Então não esqueça: A prova é igual para todos.
 
 
 
            52. NÃO SE DEPRIMA...
 
            Uma vez que a prova terminou, esqueça-se dela. Evite pensar e, especialmente, conversar sobre o tema. Não terá nada a ganhar com isso. Pense no que virá. Não se torture com o que passou. Não dê atenção àqueles que dizem que a prova estava fácil. Normalmente, quem fala demais sabe de menos. Não deixe se impressionar ou deprimir por esses comentários de concorrentes que só querem fazer terrorismo e tirar um pouco de sua calma.
 
 
 
Willian Douglas

MPU: CONCURSO PREVISTO PARA ABRIL

MPU - Edital previsto para sair em abril. Até R$8.276 mensais.

A Secretaria de Comunicação do Ministério Público da União (MPU) informou à FOLHA DIRIGIDA que o edital do concurso para técnico (níveis médio e médio/técnico) e analista (superior) está programado para sair em meados de abril. Ainda segundo a secretaria, já foi realizada uma primeira reunião da comissão do concursos, cuja pauta foi baseada na análise do último edita. Nos próximos dias, outros encontros deverão ocorrer no sentido de definir o mais rápido possível a organizadora, a distribuição das vagas pelos estados e especialidades que serão oferecidas na seleção. 

A Secretaria de Comunicação do MPU divulgou que deverão ocorrer poucas alterações em relação ao programa da última seleção. Além disso, foi informado que, por ser bastante básico, o cargo de técnico da área administrativa (requer somente o nível médio) está praticamente garantido no concurso. A expectativa é de que todos os estados, além do Distrito Federal, sejam contemplados com vagas, assim como ocorreu nos concursos anteriores. Atualmente, os vencimentos iniciais dos servidores do MPU são de R$5.345,03 (técnico) e R$8.276,42 (analista), incluindo o auxílio-alimentação, de R$710, e outros benefícios.

Ao ser nomeado, o novo servidor pode ser encaminhado, conforme a classificação geral, para qualquer um dos quatro ramos que compõem o órgão: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Trabalho (MPT). O último concurso para essas duas carreiras do MPU ocorreu em 2010, para 594 vagas em mais de 50 especialidades. De acordo com a Assessoria de Imprensa do ministério, foram nomeados cerca de 3 mil aprovados, o que corresponde a quase seis vezes o número estipulado inicialmente. A organização da seleção ficou sob a responsabilidade do Cespe/UnB. Os candidatos submeteram-se a provas objetiva, discursiva, física e prática, sendo as três últimass apenas para algumas funções.

A avaliação objetiva, comum a todos os cargos, teve 150 questões, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (Legislação Aplicada ao MPU, Português, Noções de Direito Administrativo, Constitucional e de Informática) e 90 de Conhecimentos Específicos. A redação, substituída por testes físico e prático para os candidatos às funções de técnico de segurança e de transporte, teve no máximo 30 linhas, sendo que os pretendentes a técnico das demais áreas foram avaliados em Atualidades, e os postulantes a analista, sobre um tema particular ao setor de atuação. Os servidores do MPU são contratados sob o regime estatutário, ou seja, com garantia de estabilidade.

Veja o que faz o técnico administrativo

Entre os cargos previstos no concurso que está sendo elaborado pelo Ministério Público da União (MPU), é praticamente certo oferta para técnico da área administrativa. Apontada como carente no órgão, a carreira deve ser uma das mais disputadas pelos candidatos. Para concorrer, os aspirantes ao cargo precisam do nível médio, sendo dispensada a formação técnica. De acordo com o último concurso, os técnicos administrativos são responsáveis por atividades que envolvem o suporte às unidades do órgão, com atuação em diversas áreas. Esse servidor apoia a elaboração de relatórios estatísticos, planos e projetos, distribui e controla materiais de consumo permanente, atende aos diversos públicos e transporta documentos e processos a outras instituições, entre outras atribuições.

Técnico da área administrativa: veja programa do último concurso

Para orientação daqueles que pretendem concorrer a uma vaga de técnico da área administrativa, que exige apenas o nível médio, FOLHA DIRIGIDA publica abaixo o programa do último concurso. Não perca tempo e inicie a sua preparação:

CONHECIMENTOS BÁSICOS
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1 Ambientes Windows XP e Windows 7. 2 Internet e Intranet. 3 Utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados a Internet/Intranet. 4 Ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa. 5 Principais aplicativos comerciais para: edição de textos e planilhas, geração de material escrito e multimídia (Br.Office e Microsoft Office). 6 Conceitos básicos de segurança da informação. 

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. 1 Ministério Público da União. 1.1 Lei Orgânica do Ministério Público da União (Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993). 1.2 Perfil constitucional. 1.3 Conceito. 1.4 Princípios institucionais. 1.5 A autonomia funcional e administrativa. 1.6 A iniciativa legislativa. 1.7 A elaboração da proposta orçamentária. 1.8 Os vários Ministérios Públicos. 1.9 O Procurador-Geral da República: requisitos para a investidura e procedimento de destituição. 1.10 Os demais Procuradores-Gerais. 1.11 Funções institucionais. 1.12 Funções exclusivas e concorrentes. 1.13 Membros: ingresso na carreira, promoção, aposentadoria, garantias, prerrogativas e vedação. 

II NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL. 1 Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, Emendas Constitucionais e Emendas Constitucionais de Revisão: princípios fundamentais. 2 Da aplicabilidade das normas constitucionais: normas de eficácia plena, contida e limitada; normas programáticas. 3 Dos direitos e garantias fundamentais: dos direitos e deveres individuais e coletivos; dos direitos sociais; dos direitos de nacionalidade; dos direitos políticos. 4 Da organização político-administrativa: das competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. 5 Da Administração Pública: disposições gerais; dos servidores públicos. 6 Do Poder Executivo: das atribuições e responsabilidades do presidente da república. 7 Do Poder Legislativo: do processo legislativo; da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. 8 Do Poder Judiciário: disposições gerais; do Supremo Tribunal Federal; do Conselho Nacional de Justiça; do Superior Tribunal de Justiça; dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais; dos Tribunais e Juízes do Trabalho; dos Tribunais e Juízes Eleitorais; dos Tribunais e Juízes Militares; dos Tribunais e Juízes dos Estados. 9 Das funções essenciais à Justiça: do Ministério Público; da Advocacia Pública; da Advocacia e da Defensoria Públicas. 

III NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO. 1 Administração pública: princípios básicos. 2 Poderes administrativos: poder vinculado; poder discricionário; poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 3 Serviços Públicos: conceito e princípios. 4 Ato administrativo: conceito, requisitos e atributos; anulação, revogação e convalidação; discricionariedade e vinculação. 5 Contratos administrativos: conceito e características. 6 Lei nº 8.666/93 e alterações. 7 Servidores públicos: cargo, emprego e função públicos. 8 Lei nº 8.112/90 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União) e alterações: Das disposições preliminares; Do provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição. Dos direitos e vantagens: do vencimento e da remuneração; das vantagens; das férias; das licenças; dos afastamentos; das concessões de tempo de serviço; do direito de petição. Do regime disciplinar: dos deveres e proibições; da acumulação; das responsabilidades; das penalidades; do processo administrativo disciplinar. 9 Processo administrativo (Lei nº 9.784/99). 10 Lei nº 8.429/92: das disposições gerais; dos atos de improbidade administrativa. 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. 1 Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. 2 Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação. 3 Organização administrativa: centralização, descentralização, concentração e desconcentração; organização administrativa da União; administração direta e indireta; agências executivas e reguladoras. 4 Gestão de processos. 5 Gestão de contratos. 6 Planejamento Estratégico. 7 Noções de processos licitatórios. 

II NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA. 1 Orçamento público. 2 Orçamento público no Brasil. 3 O ciclo orçamentário. 4 Orçamento-programa. 5 Planejamento no orçamento-programa. 6 Orçamento na Constituição da República. 7 Conceituação e classificação de receita pública. 8 Classificação orçamentária de receita pública por categoria econômica no Brasil. 9 Classificação de gastos públicos. 10 Tipos de créditos orçamentários. 11 Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101/2000. 
III NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES. 1 Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. 2 A função do órgão de Gestão de Pessoas: atribuições básicas e objetivos, políticas e sistemas de informações gerenciais. 3 Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho. 4 Competência interpessoal. 5 Gerenciamento de conflitos. 6 Clima e cultura organizacional 7 Recrutamento e Seleção: técnicas e processo decisório. 8 Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens. 9 Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação. 10 Gestão por competências. 
IV NOÇÕES ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS. 
V NOÇÕES DE ARQUIVOLOGIA: 1 Conceitos fundamentais de arquivologia. 2 O gerenciamento da informação e a gestão de documentos: diagnósticos; arquivos correntes e intermediário; protocolos; avaliação de documentos; arquivos permanentes. 3 Tipologias documentais e suportes físicos: microfilmagem; automação; preservação, conservação e restauração de documentos.

CONCURSOS DO TRE: PREVISÕES


TRE/MG - Prova: 14/04/13 - CONSULPLAN (Analista)
TRE/MS - Resultado Provisório - Cespe/UNB
TRE/PB – Comissão Formada
TRE/RR - Comissão Formada
TRE/SE - Comissao Formada
TRE/RO - Venceu - 23/04/11
TRE/AM– Venceu - 11/06/12
.
TRE/GO –Homologado (17/04/09) - Venceu (17/04/11) prorrogado(17/04/13)
TRE/MA –Homologado (08/10/09) - Venceu (08/10/11) prorrogado (08/10/13)
TRE/PI – Homologado (20/10/09) - Venceu (20/10/11) prorrogado(20/10/13)
TRE/PA- Homologado (18/08/11) – Vence (18/08/12) prorrogado (18/08/13)
TRE/MG –Homologado (18/12/09) - Venceu (18/12/11) prorrogado(18/12/13)
TRE/SC- Homologado (07/12/11) - Vencerá (07/12/13) improrrogável
.
TREs em 2014:
.
TRE/AL – Homologado (09/07/10 ) - Vence (09/07/12) prorrogado (09/07/14)
TRE/MT– Homologado (26/07/10) - Vence (26/07/12) prorrogado 26/07/14)
TRE/BA – Homologado (02/08/10) - Vence (02/08/12) prorrogado(02/08/14)
TRE/AC- Homologado (07/12/10) - Vence (07/12/12) prorrogado 07/12/14)
TRE/RS- Homologado (10/12/10) - Vence (10/12/12) prorrogado(10/12/14)

TREs 2013: VAGAS:
.
TRE/AM - 10 vagas de Técnico Judiciário - 06 vagas de Analista Judiciário - 01 vaga de Analista Administrativo
TRE/CE - 06 vagas de Técnico Judiciário - 00 vaga de Analista Judiciário - 01 vaga de Analista Administrativo
TRE/DF - 02 vagas de Técnico Judiciário - 00 vaga de Analista Judiciário - 00 vaga de Analista Administrativo
TRE/MG - 00 vaga de Técnico Judiciário - 38 vagas de Analista Judiciário - 04 vagas de Analista Administrativo
TRE/MS - 09 vagas de Técnico Judiciário - 01 vaga de Analista Judiciário - 03 vagas de Analista Administrativo
TRE/PB – 03 vagas de Técnico Judiciário - 01 vaga de Analista Judiciário - 02 vagas de Analista Administrativo
TRE/PE – 05 vagas de Técnico Judiciário - 03 vagas de Analista Judiciário - 00 vaga de Analista Administrativo
TRE/PR – 07 vagas de Técnico Judiciário - 02 vagas de Analista Judiciário - 01 vaga de Analista Administrativo
TRE/RJ - 09 vagas de Técnico Judiciário - 03 vagas de Analista Judiciário - 03 vagas de Analista Administrativo
TRE/RO - 07 vagas de Técnico Judiciário - 04 vagas de Analista Judiciário - 00 vaga de Analista Administrativo
TRE/RR - 01 vaga de Técnico Judiciário - 02 vagas de Analista Judiciário - 00 vaga de Analista Administrativo
TRE/SE – 03 vagas de Técnico Judiciário - 00 vaga de Analista Judiciário - 01 vaga de Analista Administrativo
TRE/SC – 03 vagas de Técnico Judiciário - 01 vaga de Analista Judiciário - 00 vaga de Analista Administrativo
TRE/SP - 45 vagas de Técnico Judiciário - 13 vagas de Analista Judiciário - 04 vagas de Analista Administrativo
TSE – 12 vagas de Técnico Judiciário - 03 vagas de Analista Judiciário - 02 vagas de Analista Administrativo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

VAMOS TREINAR REDAÇÃO? SEGUE A SUGESTÃO DE UM TEMA

Sugestão de tema: A nova família brasileira

 
Um novo recorte do Censo 2010, divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE, mostra um retrato detalhado da família brasileira. O estudo confirma características observadas nos últimos anos, reflexo da mudança estrutural dos grupos familiares, da maior participação da mulher no mercado de trabalho, das baixas taxas de fecundidade e do envelhecimento da população. E detalha aspectos ainda não mensurados no país, como a maior disposição dos brasileiros para dar início a um novo relacionamento conjugal depois de uma (ou mais) experiências de vida a dois – resultado também da mudança na legislação no mesmo ano do estudo, o que tornou o divórcio algo possível com uma simples passagem pelo cartório.
 
A novidade que emerge do estudo vem da preocupação do IBGE de, pela primeira vez, analisar as famílias reconstituídas. Ou seja, “os núcleos constituídos depois da separação ou morte de um dos cônjuges”. Esses grupos representam 16,3% do total de casais que vivem com filhos, sendo eles de apenas um dos companheiros ou de ambos. São mais de 4,4 milhões as famílias com essas características atualmente – o restante, quase 84%, é formado por casais com filhos do marido e da mulher vivendo juntos no momento da entrevista.
A composição de casais com filhos ainda representa a maioria das famílias brasileiras, apesar da queda significativa nessa fatia da população: foi registrada redução de 63,6%, em 2000, para 54,9% em 2010.
O Censo também mostra que, apesar de os solteiros ainda responderem por mais de metade da população, 55,3%, entre as pessoas com 10 anos de idade ou mais, foi entre os divorciados o maior aumento observado de uma década para outra: o índice quase dobrou do levantamento feito em 2000 para o atual, passando de 1,7% para 3,1%. Se somados com o número de desquitados e separados judicialmente, esse grupo chega a quase 5% dos brasileiros.
 

TRT2: AUTORIZADA A PROPOSTA DE ABERTURA DE CONCURSO PÚBLICO PARA OS CARGOS DE ANALISTA E TÉCNICO JUDICIÁRIOS

CERTIFICO que, em Sessão Administrativa Ordinária realizada nesta data, o E. Órgão Especial decidiu, por unanimidade, aprovar a proposta de abertura do concurso público para preenchimento das vagas atuais e daquelas que surgirem, objetivando provimento de cargos da carreira de Analista Judiciário, para a Área Apoio Especializado, Especialidade Arquivologista. E, ainda, com as cautelas previstas no inciso IV, do art. 37 da Constituição Federal, para os cargos da carreira de Analista Judiciário, Área Administrativa e Judiciária, Área Administrativa - Especialidade Contabilidade, Área Judiciária - Especialidade Execução de Mandados e Área Apoio Especializado nas Especialidades de Tecnologia da Informação, Biblioteconomia, Clínico Geral, Medicina do Trabalho,
Cardiologista, Psiquiatria, Psicologia e Estatística, contemplados com concurso público e que se encontram na validade (Processo TRT/MA 70102.2007.000.02.00-6), nos termos do voto da Exma. Sra. Desembargadora Relatora.

Assunto: Concurso Público destinado ao provimento dos cargos de Técnico Judiciário.
 

CERTIFICO que, em Sessão Administrativa Ordinária realizada nesta data, o E. Órgão Especial decidiu, por maioria, aprovar a proposta abertura do concurso público para preenchimento das vagas atuais e daquelas que surgirem neste Regional, objetivando provimento de cargos da carreira de Técnico Judiciário, área Administrativa, para a Área Apoio Especializado, Especialidades Digitação, Enfermagem, Operação de Computadores e Tecnologia da Informação e para Área Administrativa,
Especialidades Artes Gráficas, Carpintaria e Marcenaria, Estrutura de Obras e Metalurgia, Telecomunicações e Eletricidade, Mecânica, Apoio de Serviços Diversos, Copa, Telefonia, Transporte e Segurança. E, ainda, com as cautelas previstas no inciso IV, do art. 37 da Constituição Federal, para os cargos da carreira de Técnico Judiciário, Áreas e Especialidades, contemplados com concurso público e que encontram-se na validade (Processo TRT/MA 70103.2007.000.02.00-0), nos termos do voto da Exma. Sra. Desembargadora Relatora, vencido o Exmo. Sr. Desembargador Manoel Ariano quanto aos cargos em extinção, bem como os da carreira de Técnico Judiciário, Área Administrativa, Especialidade Transporte e Segurança.

Presidiu a sessão a Excelentíssima Senhora Desembargadora MARIA DORALICE NOVAES, presentes os Excelentíssimos Senhores Desembargadores Silvia Regina Pondé Galvão Devonald, Rilma Aparecida Hemetério, Anelia Li Chum, Nelson Nazar, Sérgio Winnik, Luiz Carlos Gomes Godoi, Odette Silveira Moraes, Fernando Sampaio, Maria Inês Moura Santos Alves da Cunha, Tania Bizarro Quirino de Morais, Mariangela de Campos Argento Muraro, Rafael E. Pugliese Ribeiro, Valdir Florindo, Jucirema Maria Godinho Gonçalves, Manoel Ariano, Maria Isabel Cueva Moraes, Ricardo Verta Luduvice, Regina Duarte e Álvaro Alves Nôga. Pelo D. Ministério Público do Trabalho compareceu a Exma. Sra.  Procuradora Chefe, Dra. Ana Elisa Alves Brito Segatti.

São Paulo, 18 de fevereiro de 2013.

(a)ANA CELINA RIBEIRO CIANCIO SIQUEIRA
Secretária-Geral Judiciária"

sábado, 23 de fevereiro de 2013

CONCURSO PARA JUIZ DO TRABALHO: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O TRT 8.

Sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
 
Ficarão abertas das 8h do dia 18 de fevereiro até às 18h do dia 21 de março de 2013 as inscrições preliminares para o concurso público C-331 para provimento de cargos de Juiz do Trabalho Substituto da 8ª Região.
O certame destina-se ao provimento imediato de 6 cargos atualmente vagos de Juiz do Trabalho Substituto da 8ª Região, bem como de outros que vierem a vagar, além daqueles que forem criados durante o respectivo prazo de validade do concurso. A remuneração para o cargo será de R$ 22.854,46.
 
Da Inscrição Preliminar
 
A inscrição preliminar será efetuada mediante preenchimento, via internet, de requerimento padronizado, dirigido à Presidente da Comissão de Concurso, no endereço eletrônico www.trt8.jus.br/concurso.
 
Após a confirmação da inscrição, via internet, que ocorrerá ao final da operação, o candidato deverá recolher a taxa de R$ 200,00 através da GRU - Guia de Recolhimento da União - Simples, disponível apenas no endereço eletrônico do Tesouro Nacional (www.tesouro.fazenda.gov.br).
 
Ao término do cadastro na internet será fornecido comprovante de inscrição. O candidato deverá entregar pessoalmente, no horário das 8h às 13h, ou encaminhar pelos Correios, via Sedex, obrigatoriamente aos cuidados da Secretaria do Concurso da Magistratura, na Travessa Dom Pedro I, nº 746, 3º andar, Umarizal, Belém-PA, CEP 66.050-100, o requerimento padronizado, acompanhado dos documentos.
 
Da Inscrição Definitiva
 
A inscrição definitiva será requerida, somente pelos candidatos aprovados na Prova de Sentença, mediante requerimento dirigido à Presidente da Comissão de Concurso, entregue na Secretaria do Concurso da Magistratura, na Travessa Dom Pedro I, nº. 746, 3º andar, Umarizal, Belém-PA, CEP 66.050-100.
 
Os documentos exigidos para a inscrição definitiva deverão ser entregues no original ou fotocópia autenticada em Cartório, no prazo de 15 dias úteis, contado da publicação do edital de convocação dos candidatos habilitados a requerer a inscrição definitiva.
 
Serão exigidos dos candidatos, por ocasião da inscrição definitiva, 3 anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito.
 
Os candidatos nomeados deverão participar de Curso de Formação Inicial, a realizar-se em Brasília, consoante calendário e orientações emanados da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho - ENAMAT, conforme estabelece a Resolução Administrativa nº. 1140/2006, do Tribunal Superior do Trabalho.
 
Das etapas e do programa do Concurso:
 
a - Primeira etapa - 1 prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, composta de 3 blocos de questões englobando: Bloco Um (Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Direito Administrativo e Direito Penal); Bloco Dois (Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Civil e Direito da Criança e do Adolescente); e Bloco Três (Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comunitário, Direito Previdenciário e Direito Empresarial).
 
b - Segunda etapa - 2 provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório, sendo que: b1 - a primeira prova escrita será discursiva e consistirá de questões relativas a Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, além de questões sobre Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comunitário, Direito Previdenciário, Direito Empresarial e Direito da Criança e do Adolescente.
 
b2 - a segunda prova escrita será prática de sentença, envolvendo temas jurídicos constantes do programa, e consistirá na elaboração de 1 sentença trabalhista.
 
c - Terceira etapa - de caráter eliminatório, mediante: sindicância da vida pregressa e investigação social e exames de sanidade física e mental e de aptidão psicológica do candidato.
 
c3 - exame psicotécnico;
 
d - Quarta etapa - 1 prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, englobando: Noções Gerais de Direito e Formação Humanística, Direito Individual e Coletivo do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual do Trabalho, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Internacional e Comunitário, Direito Previdenciário, Direito Empresarial e Direito da Criança e do Adolescente.
 
e - Quinta etapa - avaliação de títulos, de caráter classificatório.
 
O tempo de duração da prova objetiva seletiva será de 5 horas. Esta será aplicada na data provável de 2 de junho de 2013 às 13h.
 
Todas as provas serão realizadas na cidade de Belém-PA, sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em local a ser informado posteriormente. Quaisquer alterações nas datas e locais de realização das provas de cada etapa previstos no Edital serão comunicadas aos candidatos.
 
Cumpre ao candidato o acompanhamento das publicações referentes ao concurso, dependendo do caso, no Diário Oficial da União, no Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho, no Diário Oficial do Estado do Pará, no Diário Oficial do Estado do Amapá e no endereço eletrônico do Tribunal. É de responsabilidade do candidato manter seu endereço, telefones para contato, inclusive celular, e e-mail atualizados, para viabilizar as comunicações necessárias, devendo encaminhar as alterações através do e-mail concurso.juiz@trt8.jus.br.
 
O presente Concurso será válido pelo prazo de 2 anos, contado da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região.

PREFEITURA DE MANICORÉ: ABRE PROCESSO SELTIVO PARA PROFESSORES.

Quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Prefeitura de Manicoré - AM republica edital para contratação de 600 Professores
A partir desta quinta-feira, 21 de fevereiro, a Prefeitura de Manicoré, Amazonas, recebe inscrições para o processo seletivo destinado à contratação temporária de Professores Substitutos de Ensino Infantil e Fundamental.
 
Segundo informações constantes no edital, serão selecionados 600 candidatos para cadastro reserva.
 
A vigência do contrato temporário será até o dia 31 de dezembro de 2014, prorrogável por igual período e remuneração mensal será composta de salário-base, no valor de R$ 678,00, em jornada de 20h semanais.
 
Os interessados terão até o dia 28 de fevereiro para efetuar a inscrição na Sala da Secretaria Municipal de Educação, localizado na avenida Getúlio Vargas, s/nº, centro, das 8h às 12h. No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os originais e cópias da cédula de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de votação na última eleição, certificado de reservista para candidato do sexo masculino, diploma de graduação, documentos comprobatórios da experiência e titulação e uma foto 3X4 recente.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular, de caráter eliminatório e classificatório, devendo o candidato obter, no mínimo, 50 pontos.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prefeitura de Manicoré - AM abre 399 vagas para Professores
 
A partir de amanhã, 21, estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura Municipal de Manicoré - AM, que visa a admissão temporária de Professor Substituto do Ensino Infantil e Fundamental. Os professores irão atuar nas Escolas Municipais de Manicoré.
 
Podem participar candidatos que sejam graduados na área específica. Os candidatos serão analisados mediante análise curricular.
 
Serão selecionados ao todo 399 Professores Substitutos. A remuneração para estes profissionais é de R$ 800,00, correspondente a uma jornada de trabalho semanal de no mínimo 20h.
 
As inscrições devem ser realizadas no período de 21 a 28 de Fevereiro de 2013, na Sala da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, Centro, no horário compreendido das 8h às 12h. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os documentos comprobatórios.
 
Os candidatos que deixarem de apresentar a documentação exigida no Edital, serão automaticamente eliminados do processo seletivo.

PREFEITURA DE BERURI: PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES.

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Prefeitura de Beruri - AM abre vagas para Professores
A Prefeitura Municipal de Beruri - AM, informa que fará Processo Seletivo Simplificado para futura contratação temporária de Professores da Educação Infantil e de Ensino Fundamental para a Secretaria Municipal de Educação - SEMED. As vagas são para candidatos que possuam Nível Médio Completo.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no período de 20 a 23 de Fevereiro de 2013, na Secretaria Municipal de Educação - SEMED, situada na Rua João Libânio, Centro, Beruri - AM. O candidato deverá entregar junto com o requerimento, os documentos comprobatórios (ver edital).
 
O Processo Seletivo Simplificado consistirá de Análise de Curriculum Vitae, que compreende do exame da documentação exigida dividido em duas fases:
  • Primeira fase: compreende o exame dos documentos apresentados pelo candidato a fim de constatar o cumprimento dos requisitos básicos, em caráter eliminatório;
  • Segunda fase: exclusivamente com os candidatos considerados aprovados, compreende exame dos documentos apresentados para análise de pontuação de acordo com os critérios especificados no quadro abaixo, em caráter classificatório.
A validade deste processo será de 10 meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.

CONCURSO PARA PROFESSORES - PREFEITURA DE BENJAMIN CONSTANT - AM. BOA OPORTUNIDADE.

Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Benjamin Constant - AM retifica exigência de cargos do edital 001/2013
Fica esclarecido que para o cargo de Atendimento Educacional Especializado (Educação Especial), ofertado no edital 001/2013 pela prefeitura de Benjamin Constant, Amazonas, a exigência será de licenciatura plena em Pedagogia ou normal superior ou estar matriculado no 5º período do curso de Pedagogia.
 
Já no caso de Professor de Educação Física, o requisito passa a ser de licenciatura em Educação Física ou matrícula no curso de licenciatura em Educação Física, Pedagogia ou normal superior, com formação continuada em Educação Física, com carga horária mínima de 100h.
 
Para mais informações consulte o edital completo e suas alterações.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prefeitura de Benjamin Constant - AM abre 300 vagas para Professores
 
A Prefeitura Municipal de Benjamin Constant - AM, torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado visando a contratação temporária para provimento de 300 vagas imediatas além de cadastro reserva para o cargo de Professor das Escolas Urbanas e Rurais.
Podem concorrer candidatos que possuam o Nível Superior Completo na área escolhida e em alguns cargos é possível que o candidato ainda esteja cursando o Nível Superior. Os professores poderão atuar na Zona Urbana, Zona Rural não Indígena e Zona Rural Indígena.
Das Vagas:
Educação Infantil (Creche e Pré-Escola): (60); Anos Iniciais do Ensino Fundamental: (92); Língua Portuguesa: (27); Língua Ticuna: (8); Matemática: (27); Ciências: (19); História: (13); Geografia: (14); Língua Estrangeira (Espanhol) (7); Educação Física: (26); Atendimento Educacional Especializado (7).
Das Inscrições:
As inscrições devem ser feitas no período de 15 a 25 de Fevereiro de 2013, na Biblioteca Municipal, Francisco Soares de Assis, localizada na Avenida Castelo Branco, s/nº, Bairro da Colônia II, em Benjamin Constant - AM. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 18h. No ato da efetivação o candidato deverá entregar o Formulário de Inscrição devidamente preenchido e assinado, curriculum vitae juntamente com as Cópias dos documentos comprobatórios (ver edital).
O Processo Seletivo Simplificado consistirá de Análise Documental e Curriculum Vitae, Aplicação de Redação (somente para os candidatos aprovados na primeira fase) e Prova de Títulos.
O presente Processo Seletivo terá validade de um período letivo podendo ser prorrogado por igual período, a interesse da administração

CONCURSO ATA - RECEITA FEDERAL: EM BREVE CONCURSO COM MUITAS VAGAS.

21/02/2013

Receita Federal quer concurso para 1.500 vagas de ATA

O Concurso para assistente técnico-administrativo da Receita Federal é um dos mais concorridos do país.


 
 
Novo concurso na Receita para ATA
 
Olá concurseiros! Mesmo com uma seleção em curso, a Receita Federal confirmou a intenção de realizar mais um concurso para assistente técnico-administrativo (ATA), ainda neste semestre. Segundo a Receita, a necessidade de substituição dos terceirizados irregulares, ainda remanescentes na instituição, a realização de grandes eventos esportivos no país nos próximos anos e o reforço no plano estratégico de fronteiras, seriam as razões para realização do concurso para Receita Federal em 2013, além da evasão de funcionários por aposentadoria.
 
O pedido de concurso para ATA ainda está em trâmite no Ministério do Planejamento. Mas, a autorização está sendo esperada para as próximas semanas, visto que, o prazo final para que o órgão integre os concursados em lugar dos terceirizados se esgota em 31 de julho.
 
Existe a possibilidade de que sejam disponibilizadas 1.500 vagas para o concurso de assistente técnico-administrativo. No começo do ano, foi veiculado que havia 433 terceirizados a serem substituídos com concurso da Receita para ATA. Contudo, com a defasagem de pessoal e pelas razões expostas acima, é possível chegar às 1.500 ofertas.
 
Na seleção em andamento, os candidatos passaram por provas objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Básicos e de Conhecimentos Específicos. Ainda há previsão de Concurso da Receita Federal em 2013 que oferecerá mais 1.050 vagas.
 
Não deixe passar a chance de estudar para esse concurso.

CONCURSO DO BANCO DO BRASIL: BREVE EM 15 ESTADOS COM CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DIFERENTE

20/02/2013

Banco do Brasil: Novo concurso já com mudanças no conteúdo!

Seleção para escriturário deverá ser baseada no programa do concurso atual

 
 
Concurso BB para escriturário AtéPassar
 
O próximo concurso para escriturário do Banco do Brasil (BB) terá seu edital divulgado até junho. A lotação para esta seleção dos escriturários deverá ser principalmente no Rio de Janeiro. No entanto, a estrutura deste concurso deverá seguir o mesmo padrão da atual, em curso para 15 diferentes estados.
 
A organizadora do certame em andamento, a Fundação Carlos Chagas (FCC), tem em seu site o edital do concurso, por onde o candidato à seleção do BB poderá se guiar para conduzir seus estudos. Atenção deverá ser focada especialmente nas mudanças entre o conteúdo dos editais para escriturário do Banco do Brasil de anos anteriores e as implementadas na disputa atual.
 
Disciplinas como Técnicas de Vendas e Cultura Organizacional do BB foram incluídas no conteúdo programático do presente concurso do BB. A atribuição de maior peso às questões de Raciocínio Lógico é outra das mudanças do edital, além da cobrança de uma redação e que devem merecer destaque na preparação para o próximo concurso do Banco do Brasil.
 
 Junte-se aos vencedores e guarde sua vaga de Escriturário no Banco do Brasil.

CONCURSO DA PRF 2013: AUTORIZAÇÃO DEVE SAIR ATÉ MARÇO

Concurso PRF 2013 depende de autorização até março

Para sair ainda este ano, a seleção para policial rodoviário deverá ser autorizada em março.

 
Concurso para Policial Rodoviário Federal AtéPassar
 
Olá Pessoal! A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está trabalhando, empenhada em receber a autorização do Ministério do Planejamento para realização da seleção ainda em 2013 dos primeiros 750 candidatos às vagas de policial rodoviário federal, das 1500 solicitadas. Para isto, conta com o apoio do Ministério da Justiça.
 
Para a realização do concurso para Policial Rodoviário Federal este ano, a autorização deverá ser concedida no mês de março, tendo em vista que, após autorizado há o prazo de seis meses para publicação do edital, realização da seleção e do curso de formação.
 
Os informes são de que a PRF já tem prontas as minutas da contratação da organizadora e do edital de abertura, o que torna mais ágil as próximas etapas logo após a liberação do MPOG, já que o concurso da PRF terá seleção para policial rodoviário federal nacional.
 
Os interessados em ingressar na Polícia Rodoviária Federal devem possuir formação superior em qualquer área e carteira de habilitação, no mínimo, na categoria “B”. A remuneração de um PRF em início de carreira é de R$6.108,95, já está incluso o auxílio-alimentação, no valor de R$304. Os aprovados e classificados no concurso da PRF serão contratados pelo regime estatutário, que garante estabilidade do cargo.
 
Saia na frente para garantir uma vaga de Policial Rodoviário Federal.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

STF: 2ª Turma entende que desacato contra militar exercendo policiamento ostensivo é crime civil

STF: 2ª Turma entende que desacato contra militar exercendo policiamento ostensivo é crime civil

 


http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/837904-pm-faz-varredura-no-complexo-do-alemao-moradores-ainda-estao-sem-agua-e-sem-luz.shtml
Em situação específica, em que militares das Forças Armadas exercem função policial, como a de policiamento ostensivo, tal atividade tem natureza eminentemente civil. Por isso, o desacato de um civil a um militar que exercia essa atividade no Complexo do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, dentro do programa de ocupação e pacificação dos morros cariocas, constitui crime civil, e não militar, enquadrando-se no artigo 109, inciso IV da Constituição Federal (crimes em detrimento de bens, serviços ou interesses da União).

Com esse fundamento, já consolidado também em precedentes da Suprema Corte, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu o Habeas Corpus (HC) 112936 para invalidar, desde o seu início, procedimento anteriormente conduzido na Justiça Militar contra W.S.C., sem prejuízo de julgamento pelo suposto crime pela Justiça Federal comum, desde que a pretensão punitiva do Estado não esteja prescrita.

O voto do relator do HC, ministro Celso de Mello, foi seguido à unanimidade pelos ministros da Segunda Turma do STF, que determinou ao Superior Tribunal Militar (STM), onde o caso se encontra em grau de recurso, que remeta o processo para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), para que este o encaminhe à Vara Federal competente no Rio de Janeiro, onde o processo se originou, já que se trata de suposto crime contra um agente da União.

W.S.C foi enquadrado como incurso no artigo 299 do Código Penal Militar (CPM) por desacato a militar, sob acusação de ter dirigido palavras ofensivas a um sargento do Exército integrante do 2º Grupo de Combate da Força de Pacificação Arcanjo II, que atuava para a garantia da lei e da ordem no processo de ocupação e pacificação das comunidades do Complexo do Alemão e da Penha. Recebida a denúncia pela 4ª Auditoria da 1ª Circunscrição Judiciária Militar (CJM), a defesa impetrou habeas corpus ao Superior Tribunal Militar, que negou o pedido. Contra esta decisão, foi impetrado o HC julgado hoje pelo STF.

FK/VP
Fonte: STF http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=230000&tip=UN

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...