sábado, 17 de agosto de 2013

CASAR E PASSAR EM CONCURSO PÚBLICO

"Vou casar e preciso passar logo nessa prova"

15/08/2013
?Tenho 30 anos e pretendo me casar em breve. Atualmente trabalho na iniciativa privada, mas há dois anos venho tentando passar em concursos sem sucesso e isso tem me frustrado um pouco. Às vezes parece que não estou seguindo o caminho certo, às vezes acho que nunca vou passar. Mas preciso de dinheiro (melhor se fosse rápido), pois estou vivendo um momento muito feliz com o meu namorado, mas não me sinto realizada profissionalmente. Pensei em fazer o concurso de auditor para o TCU (já tentei algumas vezes) e, embora eu seja contadora, não me sinto motivada a começar a estudar. Também já pensei em abrir um escritório de contabilidade e abrir mão do meu sonho de ser servidora pública. Sonho em estar bem financeiramente para poder casar e ter uma vida tranqüila?.  Angélica*, João Pessoa.
Querida Angélica,
Você parece ser o tipo de concurseira ? McDonalds ? quer o combo completo, com hambúrguer, fritas e um copo enorme de coca. De quebra, se puder, leva a sobremesa também de ?casquinha?. Quer abraçar o mundo, com uma mão, laçar o vaqueiro da sua vida com a outra. E com a terceira, ainda trabalhar no seu emprego atual. Como achar um bom ?partido? (e você fala com orgulho da sua contraparte) hoje está mais difícil que passar em concurso para o TCU, sugiro que você faça uma pequena reflexão: concurso do Tribunal tem todo ano, a oportunidade de ser feliz com o seu amor pode ser única. E se tivesse concurso para marido bom, ia ter mais concorrentes do que a prova para o Senado. A coisa está feia, mas você deu a sorte grande, então precisa se ajudar.
O que você quer, todo mundo quer, uma vida financeira estável ao lado do amor da sua vida. É matar dois coelhos com uma cajadada só. Mas fazer isso de uma vez só é como cobrir uma cama kingsize com um lençol de solteiro. Perceba que ambas as situações são geradoras de estresse ? estudar para um concurso e se preparar para um casamento, trabalhando na iniciativa privada (e tendo que manter, quem sabe, os estudos em sigilo perante os colegas) ? e isso pode estar causando a ansiedade que te desmotiva a estudar.
A motivação tem três pilares: conhecimento técnico, paz de espírito e fé. Por ser contadora e já ter tentado alguns concursos, pode ser que você tenha conhecimento técnico. Mas você percebe pelo seu texto que está te faltando fé e paz de espírito? Você precisa acreditar que é possível passar no concurso. Enquanto você não acreditar, abrir a página do livro ou a seção de fofocas da revista ?Capricho? vai ser a mesma coisa. A possibilidade de passar tem que ser real para o seu cérebro ativar as energias ocultas da sua mente e te colocar a estudar até as 3 horas da manhã. Quando o objetivo é claro e possível, ficamos animados. Se achamos que estamos longe e distante, o nosso cérebro nem mesmo se dá ao trabalho de fazer a gente se cansar com a tentativa.
Se eu fosse você, faria o concurso do TCU, estudando o que fosse possível nesse período, sem estresse e sem a obrigação de passar. Sem ter o foco na aprovação, seu cérebro vai desligar e a sua meta pode ser substituída: ao invés de ser aprovada, pode ser ter um bom desempenho ou, simplesmente, ir melhor do que foi nas últimas tentativas. Sua mente agradece e vai te retribuir com uma vontade maior de te deixar acordada, já que, agora, o objetivo passa ser mais factível: ir melhor do que antes, evoluir.
Paralelamente, você pode também ir tentando ser aprovada em concursos mais simples. O fato de concursos mais simples serem mais fáceis também ajuda a estimular o espírito animal de vencer. E com isso, ficamos mais animados. Se for aprovada, então, ninguém te segura mais. Só o (futuro) maridão!
Por falar nisso, aguçaria o seu instinto contábil para tomar as contas do seu futuro amor, chamando-lhe a responsabilidade na parte que lhe cabe nessa futura união. Não se exija demais, relacionamentos precisam do suporte dos dois lados para sobreviver e se vão casar, ele também deve querer ajudar você a realizar os seus sonhos. E se o seu sonho é ser auditora do TCU, com certeza ele poderá te ajudar de alguma forma nesse intento. Mas cuidado! Nada de ultimatos. Nunca se sabe o que pode sair de uma emparedada no noivo. O manual do noivo recomenda evitar pressão na reta final, pois casar para muitos homens é como ir para o exército: uma obrigação sem muito sentido!  O seu objetivo deve ser dividir a ansiedade pelo casamento pelos dois, para que você tenha mais gás para estudar e não acuar a presa. E ânimo. A vida é feita de vitórias, derrotas, alegrias, tristezas. Você já está na frente de muita gente, precisa agora só acertar alguns ponteiros para decolar.
Paz não se vende infelizmente. E também não se compra. Diminua o estresse e as metas temporariamente. Assim a ansiedade diminui e você pode ter mais paz para ser feliz. E estudar.
Seja feliz.
?Professor, meu nome é Rafael *, tenho 23 anos e acabei de me formar em Engenharia Elétrica. O edital do TCU que saiu essa semana me interessou, mas o problema é que toda vez que falo para minha namorada que vou estudar para concursos, ela implica, tem ataques de ciúmes, me atrapalha e diz que eu tenho que me manter na minha área. Não estou satisfeito com a minha remuneração atual, mas não tenho conseguido estudar por causa desse problema, porém busco uma melhor estabilidade para a minha vida. O que devo fazer?? Rafael, Goiânia.
Caro Rafael,
Parabéns por tão novo já saber o que quer da vida. Isso é difícil na sua idade. É sinal de capacidade intelectual e amadurecimento. No entanto, sinto-lhe dizer que a sua namorada não tem ciúmes de você estudar para concursos: ela não quer que você vire um ?partidão? depois de aprovado e estabilizado, gerando concorrência para ela na vizinhança. É o tipo de mulher delegada-padrão: aprisiona o companheiro para que seja sempre necessário um habeas-corpus para tudo o que você fizer na vida. Tinha um amigo que todo dia primeiro do mês tinha que depositar o salário na conta da esposa. Assim, é claro, ela o prendia pelo bolso. Relação nenhuma dura muito tempo assim. Você só vai perder tempo (com ela) e dinheiro (pelos anos que vai adiar a sua aprovação).
Se você quer ser auditor, vai ter que começar a enfrentar esse problema, pois namorada que não quer ver o homem crescer, no futuro vai te colocar uma coleira e te chamar para um passeio. Não preciso dizer que é que vai estar de quatro, certo?
No entanto, sinto que o seu problema não é técnico (recém-formado em Engenharia Elétrica, aos 23 anos, deve ser um bom aluno) e você tem muitas chances de passar (se não nesse, nos próximos). Seu problema é emocional. No fundo, você está gostando da coleira, pois isso te dá uma ?desculpa perfeita? para não enfrentar o seu medo de ser reprovado em um concurso. Afinal, no fundo, tudo vai ser culpa ?dela? que não te deixa viver e não sua. Portanto, com salvo-conduto para o fracasso, você fica feliz na sua ?zona de conforto? e se vitimiza alegando que a culpa não é sua.
Coragem, homem (ou seria, guri?). Coloque a tua namorada no lugar dela ? de namorada ? e estude com dedicação. Se quiser, há um plano de estudos elaborados em meus vídeos no Youtube. Você pode começar por lá. Mas se continuar nesse processo de auto-vitimização e sabotagem, você não vai passar nem da porta da sua casa daqui a uns anos sem a autorização ?dela?. Tenha uma conversa franca com o seu par, destitua-a do cargo de Diretora Geral e, se for o caso, parta para a demissão voluntária. Depois de aprovado, se ela não estiver mais do seu lado, contrate uma nova diretora de Propaganda & Marketing para promoção do novo produto no mercado. E da próxima vez, analise melhor o currículo antes de contratar.
Mude sua vida e seja feliz.
 
 
* Os nomes divulgados são fictícios e não representam a identidade real da pessoa. O artigo resposta é escrito em tom provocativo e descontraído, mas aqui o seu problema é tratado de forma séria, sigilosa e discreta. Não brincamos com a vida alheia. As orientações são verdadeiras e baseadas em experiências reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...