sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CONCURSO TI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO: QUESTÕES DA PROVA PODEM TER SIDO RETIRADAS DE PROVA DA UNIRIO

A Funrio, banca do concurso com 200 oportunidades para analistas de tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, publicou comunicado acerca das provas aplicadas no último domingo (28/7), em que foram detectadas pelo menos sete questões copiadas de um certame realizado em 2012 pela Unirio. Segundo a organizadora as questões repetidas serão anuladas e os pontos serão atribuídos a todos os candidatos inscritos. Um professor membro da banca, que também participou da elaboração das provas do concurso do ano passado, foi acusado de copiar as perguntas, descumprindo compromisso de confeccionar apenas questões inéditas para novas seleções.
De acordo com Azor José de Lima, secretário executivo da Funrio, não foi cogitada aplicação de uma nova prova porque o número de perguntas que seriam plagiadas é bem inferior ao total de questões (80 perguntas, com cinco alternativas cada). Ainda segundo o secretário, a Funrio é uma fundação de apoio à Unirio, mas não participou da organização do concurso de 2012.

Para o coordenador de projetos da Funrio, Marco Aurélio Guimarães, não houve plágio porque o mesmo professor responsável pela elaboração das provas da Funrio também teria sido o autor de questões da prova de 2012.

Um dos candidatos do concurso, Sandro Lopes, conta que ficou revoltado quando soube que questões semelhantes haviam sido aplicadas em provas anteriores. “Como eu não tinha a prova em mãos, não pude comparar as duas imediatamente. Quando um colega disse havia questões praticamente iguais, não acreditei”. Ao verificar os dois exames no dia seguinte, Lopes se sentiu prejudicado. “Esse tipo de situação atrapalha a isonomia entre candidatos. No mínimo, as questões deveriam ser anuladas”, diz Lopes.

Já Eduardo Santos, outro concorrente, após concluir o exame e chegar em casa, entrou em um fórum na internet onde candidatos de seleções para cargos de tecnologia da informação costumam compartilhar informações. Ele conta que ficou surpreso ao ver que um dos membros apontou uma série de questões quase idênticas a de um concurso realizado em 2012. “Quando entrei no fórum e vi aquela quantidade de questões, senti-me prejudicado. Nós temos de atingir um mínimo de pontos em cada matéria do concurso. De repente, você vê todas aquelas questões e começa a duvidar da procedência do concurso. Trocar uma palavra ou um item não muda nada. A gente fica se perguntando se alguém teve acesso a esse tipo de informação”, desabafa Santos. “Saber o gabarito daquelas questões coloca o candidato muito à frente dos demais. Na minha opinião, a prova deveria ser reaplicada”.

Saiba mais
Há semelhanças grandes entre as questões 3, 13, 23, 25, 33, 37 e 40 do caderno de provas da Unirio , e as questões 72, 57, 68, 61, 69, 54 e 55 dos exames da Funrio , respectivamente. Ao analisar percebemos comando de questão e respostas praticamente idênticas, e a maioria das respostas também é correspondente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...