domingo, 9 de novembro de 2014

CONCURSO DO INSS: DICAS DE PREPARAÇÃO.

Posted: 08 Nov 2014 12:17 AM PST
image
Na coluna desta semana, a especialista em concursos Lia Salgado esclarece dúvidas sobre preparação com vídeo-aulas e sobre o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela dá exemplos de cronogramas de estudos que servem para o INSS e concursos públicos semelhantes.


Concurso do INSS

O edital do INSS para técnico ainda não saiu – na verdade, o concurso ainda não foi autorizado. Mas, como a previsão é de 2 mil vagas, os candidatos já estão se preparando. Dicas de orientação para organizar a preparação para o INSS e tornar o estudo mais produtivo.


No concurso anterior, a prova teve 20 questões de português, direito constitucional, direito administrativo e regime jurídico único (RJU), informática, raciocínio lógico, ética; e 40 questões de direito previdenciário.

Para quem tem até 3 horas por dia para estudar, Lia sugere colocar uma matéria por dia no cronograma, alternando com previdenciário. Assim, a cada duas semanas, o estudante terá passado por todas as disciplinas.

Quem está só estudando, pode estudar pela manhã uma das básicas e, à tarde, direito previdenciário.
A boa notícia, explica a especialista, é que as matérias básicas são cobradas em muitos concursos. Então, o candidato não ficará restrito ao edital do INSS, e poderá aproveitar outras oportunidades.

“Para quem tem o dia todo para estudar e deseja aumentar o rendimento, eu sugiro um horário equilibrado e com bons intervalos para recuperar o cérebro”, explica Lia.

A ideia é estudar das 9h às 12h15, com 15 min de pausa após 1h30 de leituras e exercícios. À tarde, o horário pode ser das 14h às 17h15, com 15 minutos de pausa após 1h30. Com isso, são 6 horas de estudo por dia, sem ficar muito cansativo. Depois, quando tiver condições, a especialista recomenda incluir parte do turno da noite, das 19h às 20h30. E, quando o edital sair, é recomendado incluir estudos das 20h45 às 22h15.

Lia diz que caminhadas pela manhã ou no fim da tarde aumentam a capacidade de concentração e de assimilação, além de reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono. Veja outra coluna sobre cuidados com a saúde para aumentar a qualidade do estudo e um texto sobre como manter a concentração

“Com essas dicas, tenho certeza de que vocês vão conseguir estudar com mais qualidade e por mais tempo”, diz Lia.


Estudo com vídeos

“Lia, gostaria de saber sua opinião sobre estudar assistindo vídeo-aula? Tem alguma preparação para quem estuda dessa forma?”, pergunta Adriano França.


A coluna recebe muitas perguntas sobre as vídeo-aulas. Segundo Lia, elas são um excelente recurso e podem ter a mesma qualidade da aula presencial, com a vantagem de evitar o deslocamento e também de poder parar a fala do professor quando precisar fazer anotações e voltar, quando não entender alguma coisa.

“Mas é preciso ter disciplina – eu recomendo que você marque dia e hora para as aulas, como se estivesse num curso presencial”, diz a consultora. “Você deve ter o cuidado de registrar as coisas mais importantes, para depois organizar em um material para revisões futuras. Se possível, anote onde está a informação no vídeo (minutos e segundos) para o caso de ter alguma dúvida e precisar consultar a aula.”


Fonte: G1 Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...