domingo, 9 de novembro de 2014

ESTRATÉGIA PARA CONCURSOS: ESTABELEÇA A SUA!


 
image
O seu processo de preparação para o concurso conta com o devido e necessário alinhamento estratégico?Você compreende a importância do alinhamento estratégico da preparação para o concurso público?


Muitos candidatos estão estrategicamente desalinhados nos seus estudos para o concurso público. E não contam com a menor consciência deste cenário. Outros até contam com o devido alinhamento estratégico, o que é bastante positivo e fundamental, mas também não estão conscientes de que dispõe desta relevante condição.

O alinhamento estratégico da preparação para o concurso público pode ser compreendido em duas perspectivas. Mas sempre deve partir de algumas premissas fundamentais, estabelecidas a partir do planejamento estratégico da preparação.

Na primeira perspectiva, o alinhamento estratégico consiste na adequação, compatibilidade e harmonia entre o planejamento estratégico e o planejamento tático da preparação para o concurso público.

O planejamento estratégico tem como base a definição do objetivo e do programa. Trata-se deelementos decisórios fundamentais e determinantespara o processo de preparação (NEIVA, Rogério. Como se Preparar para Concursos com Alto Rendimento. São Paulo: Método, 2010, p. 22).

O objetivo corresponde ao cargo ou cargos que nos quais o candidato pretende se titularizar. Já oprograma consiste no conjunto de matérias e conteúdos previstos nos editais (ou tradicionalmente e tendentes a serem previstos) dos concursos correspondentes aos cargos pretendidos.

O planejamento tático consiste nos meios eleitos para a execução do planejamento estratégico da preparação para o concurso. Por exemplo, a definição das fontes de estudo, ou seja, os meios que armazenam e veiculam o conhecimento a ser intelectualmente apropriado ao longo do processo de preparação, como no caso das fontes bibliográficas (livros), faz parte do planejamento tático.

Assim, uma manifestação da falta de alinhamento estratégico, considerando a primeira perspectiva, seria, por exemplo, o candidato estar estudando por uma apostila ou por um resumo a matéria Direito Constitucional, ao se preparar para o concurso de Procurador da República. Outro exemplo seria estudar Direito Constitucional pelo livro de autoria do Min Gilmar Mendes, razoavelmente denso e analítico, para um concurso de Técnico Judiciário organizado pela FCC (que formalmente significa Fundação Carlos Chagas, e não Fundação Copia e Cola).

No caso do primeiro exemplo, o candidato estaria adotando uma fonte extremamente sintética para um concurso que, considerando o objetivo (cargo), exigiria o estudo por uma fonte mais analítica e densa. Já no segundo exemplo, o candidato estaria estudando por uma fonte bastante analítica e densa, para um concurso para o qual bastaria o estudo por uma fonte mais sintética e resumida.

Portanto, numa primeira perspectiva, a falta de alinhamento estratégico consiste na incompatibilidade entre o planejamento estratégico e o tático da preparação.

Porém, tal desalinhamento também pode ser compreendido em outra perspectiva.

Não obstante o conceito de planejamento estratégico específico da preparação para o concurso público, a este também pode ser associado o conceito geral e tradicional de planejamento estratégico, estabelecido no âmbito das ciências da Administração e adotado nas organizações.

No caso, conceitualmente, o planejamento estratégico envolve três elementos fundamentais, os quais correspondem à missão, valores e visão.

E tais conceitos também podem e devem ser aplicados na preparação para o concurso público. Assim, é importante que o candidato tenha a clareza do motivo em função do qual estabeleceu determinado objetivo, em termos de missão que pretende cumprir ao se titularizar no cargo público. Também deve ter claro os valores que carrega e determinaram a opção pela carreira pública escolhida. Por fim, também deve trabalhar a visão, no sentido de ter a clareza de como se vê exercendo o cargo público pretendido.

Não tenho dúvida em afirmar, com base na minha experiência e de inúmeros outros candidatos, tanto os que obtiveram êxito, quanto os que desistiram, que estes elementos indicam a consistência do comprometimento com os estudos. Não tenho dúvida de que estes elementos revelam os motivos pelos quais alguns desistem e outros vão até o fim, chegando à aprovação.

Assim, é preciso que exista um alinhamento entre estes elementos e o planejamento de estudos que está sendo executando. Principalmente quanto ao concurso pretendido.

Portanto, faça a sua reflexão. Pare e avalie: a sua preparação para o concurso conta com o devido e necessário alinhamento estratégico?

Fonte: Tuctor
Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...