domingo, 7 de dezembro de 2014

TJBA: ALGUMAS DICAS PARA RESOLVER QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Dicas para resolver questões de Raciocínio Lógico

Por - Diego Amorim
Faltando praticamente dois meses para a aplicação das provas, marcadas para o dia 25 de janeiro, a FOLHA DIRIGIDA segue com a série de entrevistas com professores que trazem dicas e orientações para os candidatos ao concurso do TJ-BA. Essa semana é a vez de Raciocínio Lógico estar em pauta e, para isso, o professor Bruno Villar, da rede de cursos LFG, foi convidado a aconselhar sobre a melhor forma de se estudar para os exames.

Resolver questões de provas anteriores é um método considerado essencial e eficiente entre os docentes, e para Bruno não é diferente já que, segundo ele, isso é necessário que os candidatos aprofundem a parte teórica. Entretanto, ele discorda dos anteriores já entrevistados quando o assunto é estudar especificamente o último concurso: "Em 2006, o concurso foi realizado por outra instituição. As provas que podem servir como base são do TJ-RJ , que será em dezembro, e outras da Fundação Getúlio Vargas (FGV)".

O professor afirma que o conteúdo de Raciocínio Lógico é muito extenso e explica: "São quatro tipos: matemático, proposicional, sequencial e analítico. Proposições, operadores lógicos, equivalência lógica, porcentagem, noções de geometria, juros, regra de três, análise combinatória e probabilidade são os assuntos principais. As questões com grande chance de cair são as relacionadas a equivalência lógica, porcentagem, princípio fundamental de contagem ou combinação, cálculo de área ou volume e sequencia de figuras ou letras".

Sobre a possibilidade de existirem questões do tipo "pegadinha", Bruno faz um alerta importantíssimo: "A FGV gosta de colocar questões com duas possibilidades de resposta, porém uma tem um pequeno detalhe que resulta em classificá-la como alternativa errada. O candidato deve ter muita atenção na leitura da questão. O estudo diário é fundamental mas deve haver um treinamento além do foco teórico".

O professor analisa esse concurso como uma grande oportunidade, pois de acordo com suas avaliações, existe uma possibilidade muito grande de uma convocação bem superior ao número de vagas ofertadas inicialmente, pois a carência no Tribunal de Justiça da Bahia é muito grande. Para ele, o candidato deve aproveitar o recesso de final de ano para focar ainda mais nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...