quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CONSURSO DA SECRETARIA DA SAÚDE DO DF: INÚMERAS RECLAMAÇÕES.




(Foto: Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)


Ainda em andamento, o concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) está incomodando os concurseiros da capital. De acordo com informações do Ministério Público, mais de 250 reclamações foram registradas recentemente na ouvidoria do órgão. Todas são sobre o baixo número de vagas imediatas abertas, o limite de chances para formação do cadastro reserva e os critérios de aprovação de maneira geral.
Desde 2013, o MPDFT entrou com ação civil na Justiça para que um concurso público fosse realizado no Distrito Federal a fim de recompor o quadro da Saúde e substituir integralmente os profissionais temporários por servidores efetivos. Segundo o MPDFT, entre dezembro de 2011 até agosto de 2013, sete processos seletivos simplificados na área de Saúde foram realizados, e cerca de 2.396 profissionais temporários contratados.
Em julho deste ano, o ministério fez um pedido de liminar solicitando que o cadastro reserva de aprovados fosse ilimitado e que todas as notas, mesmo a de candidatos não aprovados, fossem divulgadas para garantir a transparência do certame. O órgão também não concorda que o candidato que recuse sua lotação seja eliminado, e não colocado no final da fila de aprovados. Porém, a Justiça só julgou a liminar no último 2 de setembro, e considerou que o pedido do MPDFT para a alteração do edital adentrou no mérito da questão inicial da ação civil. Assim, o juiz só decidirá sobre a liminar por ocasião da sentença.
Mais uma seleção
Na última segunda-feira (15/9), o GDF autorizou a realização de uma nova seleção simplificada para médicos e fisioterapeutas temporários. Mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se do cumprimento de uma determinação do Tribunal de Contas, devido à grande lista de espera por cirurgias oncológicas e de cabeça e pescoço. “Como o concurso para contratação efetiva de profissionais de várias áreas ainda está em andamento e não foi concluído, não haveria outra forma de cumprir a determinação judicial sem essa contratação imediata”, disse a pasta em nota.
A SES/DF esclareceu ainda que quando o concurso efetivo for homologado e os aprovados nomeados, todos os profissionais temporários serão substituídos.
O concurso atual oferece 6.334 vagas – sendo 2.534 para provimento imediato e 3.800 para formação de cadastro reserva. Candidatos de nível médio e superior já realizaram as provas; quem concorre às chances de nível fundamental farão os exames no próximo domingo (21/9). 

Lorena Pacheco – Do CorreioWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...