domingo, 18 de novembro de 2012

UCRANIA E BRASIL JUNTOS


IMIGRAÇÃO UCRANIANA NO BRASIL



Reconstrução de casa típica de imigrantes da Ucrânia em Curitiba, Paraná.

O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 1 milhão pessoas,[1] entre ucranianos e descendentes, 80% deles vivendo no estado do Paraná.[2]

  •  

IMIGRAÇÃO

Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895-96. Em apenas dois anos, cerca de 15 mil ucranianos desembarcaram no Brasil. A grande maioria foi encaminhada para o Paraná, onde tornaram-se pequenos agricultores. Até a década de 1920, aproximadamente 50 mil ucranianos imigraram para o Brasil, a maior parte proveniente da Galícia. O número de imigrantes, de fato, deve ter sido ligeiramente maior, tendo em vista que parte da Ucrânia estava dominada pelo Império Austro-Húngaro e pela Polônia, e muitos imigrantes possuíam passaporte austríaco ou polonês.



Descendentes de ucranianos na cerimônia de bênção dos alimentos na véspera da Páscoa de 2006 em Curitiba.

Durante a década de 1960 muitos re-imigraram para os Estados Unidos e principalmente o Canadá onde a comunidade ucraniana era bem maior e obtinha muitos mais benefícios do governo canadense para se estabelecer em fazendas.

A COMUNIDADE UCRAINO-BRASILEIRA HOJE

Residindo em sua imensa maioria no Paraná e, em menor medida, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, os descendentes de ucranianos ainda preservam seus costumes em diversos municípios brasileiros, com destaque para Prudentópolis, Mallet, Irati e a região metropolitana de Curitiba. A língua ucraniana ainda é falada pelas gerações mais antigas, todavia a maioria dos jovens atualmente fala apenas o português. As igrejas Cristãs Católicas e Ortodoxas são ainda os meios que preservam o idioma ucraniano em suas liturgias e através de seminários e algumas escolas. Não existem mais igrejas protestantes que realizam cultos em idioma ucraniano no Brasil, com o passar dos anos desapareceram ou se integraram a comunidade brasileira.

BRASILEIROS FAMOSOS DE ORIGEM UCRANIANA E JUDAICO-UCRANIANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUESTÕES COMENTADAS SOBRE LEGISLAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTA CATARINA - PMSC

  PMSC   LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL   1 - Lei Nº 6.218 , de 10 de fevereiro de 1983 - Dispõe sobre o Estatuto dos Policiais-Militare...